Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana dia-a-dia: As exportações, o leilão de dívida e as contas da banca americana

Portugal regressa aos mercados numa semana em que serão conhecidos os dados das exportações. Nos EUA, alguns dos maiores bancos divulgam os resultados do primeiro trimestre.

09 de Abril de 2017 às 19:00
  • 1
  • ...
Segunda-feira O ritmo das exportações e o relatório anual do BCE

As exportações portuguesas dispararam quase 20% em Janeiro, com uma das explicações para parte da subida homóloga a ser explicada com o acréscimo de dois dias úteis nesse mês. A divulgação do INE dos dados do comércio internacional, relativos a Fevereiro, dará novas indicações sobre a evolução das exportações nacionais, assim como das importações. 

O BCE já tinha comunicado que obteve um lucro de quase 1.200 milhões de euros em 2016 nas contas anuais. Mas o banco central dará mais detalhes sobre o impacto da sua actuação na economia e no sistema financeiro da Zona Euro no relatório anual. O documento será apresentado por Vítor Constâncio, vice-presidente do BCE, no Parlamento Europeu. 


Terça-feira O primeiro G-7 de Rex Tillerson

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do G7 terminam um encontro de dois dias com uma conferência de imprensa. Será a primeira vez que o secretário de Estado dos EUA participará nesse encontro. A reunião entre os responsáveis pela diplomacia dos EUA, Japão, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França e Itália ocorre depois de a administração Trump ter mudado a política sobre a Síria, lançando um ataque a uma base aérea controlada pelo regime de Bashar al-Assad. Essa acção foi condenada pela Rússia.  


Quarta-feira Portugal vai aos mercados. Venezuela em risco de incumprimento

A agência que gere o crédito público realiza um leilão de Obrigações do Tesouro a cinco e a oito anos. O objectivo é garantir entre 1.000 e 1.250 milhões de euros de financiamento. Caso seja colocado o montante máximo previsto, o Tesouro garante 44% do financiamento previsto este ano. As linhas de OT que serão alvo da emissão transaccionavam esta sexta-feira com uma taxa de 2,2% e 3,33% no mercado secundário, um barómetro de quanto os investidores poderão exigir para financiar o Estado nessa operação. 

O mercado tem aumentado as apostas que a Venezuela entre em incumprimento, já que chega à maturidade uma obrigação de 2.100 milhões de dólares da empresa estatal de petróleo, a PDVSA. Caso o país governado por Nicolás Maduro ultrapasse este obstáculo, depara-se com novas amortizações em Outubro. 

Quinta-feira Resultados da banca americana


A banca americana inicia a época de apresentação de resultados do primeiro trimestre, uma oportunidade para aferir se a subida das taxas de juro está a ajudar à rentabilidade. A centrar a atenção estarão as contas do JP Morgan e do Citigroup. 

Sexta-feira Indicadores nos EUA em dia de feriado nas bolsas

Os principais mercados mundiais estão encerrados, mas nos EUA serão divulgados alguns dados sobre a economia. Será revelado o índice de preços no consumidor referente a Março e também a evolução das vendas a retalho, relativas ao mesmo mês. 

Ver comentários
Saber mais Portugal Exportações Economia BCE Vítor Constâncio Rex Tillerson G7 IGCP Financiamento Obrigações do Tesouro Venezuela PDVSA Bolsa JPMorgan Citigroup EUA Indicadores Económicos Agenda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio