Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street em alta à espera da Fed

As bolsas dos EUA abriram em terreno positivo, impulsionadas pela convicção de que a Reserva Federal anuncie estímulos adicionais.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 21 de Setembro de 2011 às 14:37
As praças do outro lado do Atlântico estão a negociar em alta, à espera que a Fed divulgue mais logo a aprovação de uma nova ronda de estímulos económicos.

O índice industrial Dow Jones segue a ganhar 0,06%, fixando-se nos 11.415 pontos, enquanto o S&P 500 avança 0,04% para se estabelecer nos 1.202,55 pontos.

O índice tecnológico Nasdaq, por seu lado, valoriza 0,50% a negociar nos 2.603,21 pontos.

A Oracle sobe mais de 3% depois de ter reportado lucros acima das estimativas. Ainda no sector tecnológico, também a Adobe Systems revela um bom desempenho, a disparar mais de 6%, animada pelas previsões de vendas, que superaram as projecções dos analistas.

Segundo 71% dos 42 economistas inquiridos pela Bloomberg, a Reserva Federal poderá decidir substituir as suas obrigações de curto prazo, do seu portfolio de 1,65 biliões de dólares, por obrigações de longo prazo.

Contudo, essa medida, conhecida como “Operação Twist”, poderá não ser suficiente para reduzir a taxa de desemprego norte-americana, actualmente nos 9,1%, de acordo com 61% dos economistas consultados.

Esta operação chama-se “Twist” porque o objectivo, ao comprar obrigações de longo prazo e criando pressão compradora nessas maturidades, é precisamente fazer descer os juros sobre essas mesmas obrigações.

A “Operação Twist” é uma das poucas ferramentas não testadas e que o presidente da Fed, Ben Bernanke, disse que poderia vir a usar.

Ontem, a perspectiva da “Operação Twist”, a que um jornal espanhol chamou de “bailado da Fed”, esteve a animar Wall Street durante praticamente toda a sessão, mas ao final do dia o sentimento inverteu devido aos receios de que o novo pacote de ajuda à Grécia esteja longe de ser aprovado.

Os mercados aguardam agora a decisão da Fed, a ser divulgada às 19h15 de Lisboa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio