Notícia
Vítimas de Madoff vão receber mais de 10 mil milhões de dólares
Até ao momento, os investidores lesados no esquema Ponzi de Madoff já receberam cerca de 6 mil milhões de dólares. Poderão receber mais 10 mil milhões se for fechado um acordo entre o administrador de insolvência e dois fundos sedeados nas Ilhas Caimão.
As vítimas do esquema Ponzi de Bernard Madoff (na foto) vão receber, de forma partilhada, mais de 10,3 mil milhões de dólares (cerca de 8,2 mil milhões de euros) recuperados por um administrador de insolvência, avança esta terça-feira, o Financial Times. O valor é muito mais elevado do que era inicialmente esperado.
Madoff, cujo esquema foi desvendado no auge da crise financeira, declarou-se culpado pela maior fraude de investimento na história dos Estados Unidos, em 2009, e foi condenado a 150 anos de prisão. Os clientes lesados vão de particulares a grandes fundos de investimento.
Esta segunda-feira, Irving Picard, administrador de insolvência, anunciou que vai estabelecer negociações com o Herald Fund SPC e o Primeo Fund, dois fundos que levaram dinheiro de clientes até Madoff. Os dois fundos, sedeados nas ilhas Caimão e que estão ambos em liquidação, vão pagar 497 milhões de dólares a um fundo de clientes.
Se o acordo for aprovado, 58,9% dos 17,5 mil milhões de dólares perdidos no golpe serão recuperados.
Até ao momento, já foram distribuídos mais de 6 mil milhões de dólares aos investidores que foram apanhados no esquema de Madoff.