Notícia
Valor de mercado da Zon Optimus ultrapassou o da Portugal Telecom
A operadora liderada por Miguel Almeida ultrapassou o valor de mercado da Portugal Telecom, na primeira sessão bolsista do ano, depois da fusão entre a Zon e a Optimus e de vários anos em que a PT pagou o maior dividendo da bolsa nacional.
A Zon Optimus ultrapassou a Portugal Telecom em termos de capitalização bolsista na primeira sessão de 2014, depois da fusão que uniu a operadora móvel Optimus à dona da TV Cabo, Zon Multimédia.
A cotada liderada por Miguel Almeida alcançou um valor de mercado de 2,82 mil milhões de euros, esta tarde, ao ver as suas acções progredirem 1,07% para 5,458 euros. Já a Portugal Telecom está a negociar em baixa de 1,65% para 3,108 euros, com a sua capitalização bolsista a recuar para 2,79 mil milhões de euros.
O valor de mercado a Zon disparou na segunda metade de 2013, em virtude da fusão com a Optimus. Há um ano, a cotada era a 12ª maior capitalização do PSI-20 com um valor de 939,65 milhões de euros, ao passo que a Portugal Telecom era a sexta maior do índice principal com um valor de 3,42 mil milhões de euros.
Na viragem do semestre, a Zon continuava na mesma posição do PSI-20 mas já com uma
capitalização superior a mil milhões de euros. Até ao final do ano, 31 de Dezembro, a capitalização da cotada aumentou para um valor de 2,78 mil milhões de euros.
Já a Portugal Telecom viu a sua capitalização bolsista diminuir, durante o mesmo período. Nos últimos anos, a operadora tem vindo a reduzir a política de dividendos e 2013 foi o ano em que pagou o último dos dividendos mais generosos, aos accionistas.
No ano passado, a PT entregou quase 300 milhões de euros aos accionistas (0,325 euros por acção), relativos a 2012, e alterou a política de dividendos, marcando o final de um período de vários anos em que teve uma remuneração “generosa” por via do dividendo. Nos anos anteriores, a remuneração chegou a superar 1,5 euros por acção.
Em 2013, a capitalização total da PT caiu em quase 600 milhões, num ano em que os accionistas ficaram a conhecer os planos da fusão com a Oi, que inclui um aumento de capital.
Zeinal Bava anunciou que a nova operadora listada no Brasil irá pedir um reforço do capital aos accionistas, de forma a reduzir o endividamento. A perspectiva de contribuir para o aumento poderá estar a pressionar a cotação da operadora.
Endividamento “cobre” parte da avaliação da PT
Ainda que a capitalização bolsista da Zon Optimus supere o da Portugal Telecom, a comparação ignora os efeitos das estruturas de capitais de cada empresa. Segundo os dados da Bloomberg, a PT tinha um valor correspondente a mais de três vezes o da Zon no final do terceiro trimestre do ano passado.
No final de Setembro, o valor empresarial da PT (“enterprise value”) ascendia a 11,3 mil milhões de euros ao passo que o da Zon era de 3,4 mil milhões, altura em que já incorporava os activos da Optimus.
A disparidade entre a capitalização bolsista da operadora liderada por Henrique Granadeiro e o seu valor empresarial deve-se ao recurso da empresa ao endividamento. Os dados da Bloomberg relativos a Setembro, indicam que a estrutura de capital da PT era financiada, em 95%, por dívida ou acções com direitos preferenciais. No caso da Zon, o mesmo rácio é de 34%.
(Notícia actualizada às 13h20)