Notícia
Ucrânia: UE já congelou 200 mil milhões em ativos do banco central russo
Em mais de 14 meses já foram congelados 200 mil milhões de euros. Além de bens públicos, a UE também congelou 24,1 mil milhões de euros em ativos de particulares,
Desde que começou a guerra na Ucrânia, a União Europeia (UE) já congelou um total de 200 mil milhões de euros de ativos do banco central russo, segundos os mais recentes números avançados pela Bloomberg e confirmados pela porta-voz da Comissão Europeia, Christian Wigand.
Agora, resta saber para onde serão canalizados estes fundos, um problema que está nas mãos da presidência do Conselho da UE.
"A União Europeia está empenhada em que a Rússia pague pelos dados causados à Ucrânia", sublinhou Christian Wigand, citado pela agência de informação. Assim, a Comissão está a estudar "uma forma para utilizar os ativos bloqueados para concretizar esta proposta", acrescentou.
Desde o dia 12 de maio que os bancos são obrigados a divulgar a informação sobre ativos do banco central russo detidos por si.
Além de bens públicos, a UE também congelou 24,1 mil milhões de euros em ativos de particulares, sejam pessoas ou entidades coletivas, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há mais de 14 meses. Ao todo foram sancionado mais de 1.500 indivíduos .
Fora da UE, a Suíça congelou 7.400 milhões de francos suíços, o correspondente a cerca de 7.580 milhões de euros, de reservas e ativos do banco central da Rússia, conforme revelou há duas semanas o o governo federal.