Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

S&P corta rating da Grécia em um nível

A agência de notação financeira desceu a classificação da dívida soberana de longo prazo da Grécia e avisa que pode cortar ainda mais.

Bloomberg
06 de Fevereiro de 2015 às 17:48
  • 30
  • ...

A Standard & Poor’s reduziu em um nível, de ‘B’ para ‘B-’, o rating soberano da Grécia. Cumpriu assim a "ameaça" feita há precisamente uma semana.

 

A classificação da dívida soberana helénica está agora, assim, no sexto nível de "lixo", correspondente a uma categoria considerada altamente especulativa, já que existe risco de crédito e a com margem de segurança do reembolso é limitada.

 

A justificar este corte de rating estão os receios relativamente à liquidez da Grécia, numa altura em que o novo Governo helénico tentam chegar a acordo com os seus credores.

 

No relatório divulgado esta sexta-feira, a S&P adverte ainda que poderá proceder a um novo "downgrade" da dívida grega. Isto porque colocou a perspectiva em "creditwatch negative" – ou seja, o "outlook" para a avaliação do crédito grego está sob vigilância negativa.

 

Este corte "reflecte a nossa convicção de que os condicionalismos de liquidez que pesam sobre os bancos gregos e sobre a sua economia reduziram o prazo de que o novo Governo dispõe para chegar a acordo relativamente a um programa de financiamento com os seus credores oficiais", refere o relatório.

 

Recorde-se que o partido da ala esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras, ganhou as eleições gerais na Grécia, no dia 25 de Janeiro. Uma das principais promessas foi pôr fim ao prolongado mandato da austeridade no país.

 

"Apesar de o recém-eleito Governo da Grécia estar no poder há menos de duas semanas, consideramos que as suas limitadas almofadas financeiras e que o aproximar do reembolso da dívida aos credores oficiais restringe a sua flexibilidade negocial", diz ainda a S&P.

 

A agência adverte também para a decisão do BCE de deixar de aceitar dívida soberana grega como garantia para os empréstimos à banca helénica, pelo facto de poder exacerbar uma corrida à retirada de depósitos nos bancos do país. 

 

(Notícia actualizada às 18h45)

Ver comentários
Saber mais S&P Grécia rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio