Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ryanair e Easyjet afundam mais de 10% em bolsa . Turismo é o setor mais penalizado

As ações das duas transportadoras aéreas estão a ser penalizadas com a proliferação do surto Covid-19 para fora da China, com o cancelamento de muitos voos e também o encerramento de muitas unidades hoteleiras.

Reuters
24 de Fevereiro de 2020 às 13:17
  • ...
O turismo está a ser o setor mais penalizado em toda a Europa, com as transportadores aéreas Ryanair e Easyjet a afundarem mais de 10% na sessão desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, altura em que o coronavírus está a ganhar força na Europa, com cinco mortos e 219 infetados até ao momento, em Itália. 

Todo o setor de "Travel" na Europa, que agrupa não só companhias aéreas, mas também unidades hoteleiras, lidera as quedas setoriais no continente ao recuar 5,81%. Entre os piores desempenhos, para lá da Ryanair e da Easyjet, estão a francesa Air France (-9,58%), a espanhola Tui (-8,34%) e o grupo hoteleiro francês Accor (-7,40%).

Este sentimento negativo está a ser provocado pela propagação do coronavírus para fora da China, mas principalmente pelo contágio em Itália. O Governo transalpino impôs um regime de quarentena em pelo menos 11 localidades italianas, com a localidade de Codogno, na região da Lombardia, a merecer especial atenção, uma vez que foi a zona com o primeiro caso de coronavírus registado. 

Numa época de Carnaval, que tradicionalmente implica uma grande afluência de turistas em Veneza, cidade com forte tradição carnavalesca, o aumento do fluxo turístico não se vai fazer sentir (prejudicando a economia local), uma vez que o governo italiano decidiu cancelar a festividade dois dias antes de começar. 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) já avançou na semana passada que a expansão da epidemia poderia reduzir as receitas das companhias aéreas em cerca de 29.300 milhões de dólares e que o coronavírus poderia provocar a primeira queda na procura por viagens de avião desde a crise financeira de 2007.

Neste fim-de-semana, três jogos do campeonato nacional de futebol profissional em Itália, a Serie A, foram cancelados. Todos eles se localizavam nas regiões de Lombardia e Veneto. Os jogos em causa foram Inter-Sampdoria, Atalanta-Sassuolo e Verona-Cagliari.

Ontem, já tinham sido anunciados mais de 200 mil voos cancelados para e a partir da China. A Reuters avançou que alguns países estão a fechar os transportes para Itália, como é o caso da Áustria, que encerrou a circulação de todos os comboios provenientes de Itália.
Ver comentários
Saber mais Ryanair China Easyjet Europa Governo Itália Lombardia economia negócios e finanças turismo questões sociais transportes aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio