Notícia
Quase um quarto dos portugueses "vai" ao banco pela Internet
Habitantes na região de Lisboa e Vale do Tejo fazem uma utilização da Internet para gestão de conta é superior à média nacional, revela o Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa.
Segundo o Banco de Portugal, 24% dos portugueses inquiridos afirmam utilizar os serviços de “homebanking” disponibilizados pelas instituições de crédito para efectuarem a gestão da conta bancária. 61% conhecem mas não utilizam e 15% desconhecem este serviço.
As principais razões invocadas pelos que conhecem o serviço de homebanking para a sua não utilização são: a preferência pelo Multibanco (27%), a dificuldade em lidar com a tecnologia e a desconfiança relativamente às condições de segurança (19%).
“Na região de Lisboa e Vale do Tejo a utilização da Internet para gestão de conta é superior à média nacional (39% contra 24%)”, destaca o regulador do sector financeiro. “Os resultados evidenciam também uma maior utilização da Internet pelas pessoas mais jovens”, remata.
As principais razões invocadas pelos que conhecem o serviço de homebanking para a sua não utilização são: a preferência pelo Multibanco (27%), a dificuldade em lidar com a tecnologia e a desconfiança relativamente às condições de segurança (19%).