Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT, EDP e banca levam bolsa a subir mais de 1%

A bolsa nacional contraria as quedas na Europa animada pelos títulos da Portugal Telecom, EDP e banca. O BCP avança mais de 1%, enquanto o BPI ganha mais de 5%.

08 de Maio de 2012 às 13:23
  • ...
O principal índice da bolsa nacional valoriza 1,22% para os 5.278,92 pontos e contraria as quedas que se registam na maioria dos mercados europeus. À excepção do PSI-20 e do IBEX 35, as restantes praças do Velho Continente seguem em queda, em especial as bolsas grega e francesa que recuam, respectivamente, 3,37% e 1,40%.

Dos 20 títulos do PSI-20, 12 negoceiam em alta, sete em queda e um inalterado. Os principais ganhos registam-se na banca que está a ser animada, por um lado, pelo reforço de Isabel dos Santos no BPI e, por outro, pelas palavras de Nuno Amado. O CEO do BCP afirmou ontem, após a apresentação de resultados trimestrais, que não está prevista a entrada directa do Estado no capital do banco. A ajuda estatal, esclareceu Amado, será feita através de CoCos, obrigações potencialmente convertíveis em acções.

As acções do BCP seguem assim a valorizar 1,82% para os 0,112 euros, com perto de 80 milhões de títulos negociados.

No caso do BPI, o dia está a ser marcado por uma forte valorização, que já levou o valor das acções para os 0,427 euros. A cotada segue agora a ganhar 5,56% para os 0,418 euros.

O Negócios noticiou ontem à tarde, logo após o fecho do mercado, que a empresária Isabel dos Santos vai reforçar a sua participação no BPI em mais 9%.

O negócio seria confirmado uns minutos mais tarde pelo Caixa Bank. "O Caixa Bank informa que no dia de hoje firmou um acordo com a Santoro Finance [detida por Isabel dos Santos] para a venda de uma participação de 9,439% do banco português BPI", de acordo com o comunicado emitido para a Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), o regulador do mercado espanhol.

Esta manhã os analistas comentaram esta notícia e consideram que tanto o La Caixa, como Isabel do Santos, estão dispostos a participar num futuro aumento de capital do banco.

"O que se percebe é que Isabel dos Santos estará disposta a acompanhar um aumento de capital do BPI", defende Pedro Lino. Para o administrador da Dif Broker, esta aquisição é um "voto de confiança no BPI".

Os ganhos do BCP e do BPI estão a animar os restantes títulos do sector bancário. O BES avança 2,73% para os 0,639 euros e, fora do PSI-20, o Banif valoriza 6,25% para os 17 cêntimos por acção.

PT e EDP em forte alta

A impulsionar a bolsa nacional seguem ainda os títulos da Portugal Telecom e da EDP. A operadora avança 3,84% para os 4,245 euros e a eléctrica sobe 1,45% para os 2,237 euros.

Destaque ainda para a Cimpor, que ontem após o fecho do mercado revelou que, entre Janeiro e Março deste ano, obteve resultados líquidos de 49 milhões de euros, menos 15,4% do que no período homólogo.

As acções ganham 0,36% para os 5,51 euros.

A impedir maiores ganhos na bolsa nacional seguem os títulos da Portucel, que recuam 0,31% para 1,914 euros e da Galp Energia. A petrolífera perde 0,04% para os 11,18 euros.

Ver comentários
Saber mais bolsa nacional PSI-20 Euronext
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio