Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT e banca impulsionam Euronext Lisbon

A Euronext Lisbon seguia a valorizar, numa Europa mista, com a PT e os três bancos listados no PSI a comandarem as contribuições para o crescimento do índice. O índice nacional avançava 0,85%, com a Jerónimo Martins a pressionar, ao corrigir os ganhos con

12 de Julho de 2004 às 11:05
  • ...

A Euronext Lisbon seguia a valorizar, numa Europa mista, com a PT e os três bancos listados no PSI a comandarem as contribuições para o crescimento do índice. O índice nacional avançava 0,85%, com a Jerónimo Martins a pressionar, ao corrigir os ganhos conseguidos nos últimos dias.

O índice PSI-20 [psi20] marcava 7.303,32 pontos, com 12 acções a subir, duas a descer e seis inalteradas.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] era das empresas que mais impulsionava o índice, ao valorizar 1,39% para os 8,74 euros. O volume de acções negociadas situava-se nos 516 mil.

Todos os bancos cotados no PSI-20 ganhavam valor. O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] marcava 1,88 euros, a crescer 1,62% e o Banco BPI [bpin] cotava nos 2,99 euros, a subir 0,67%. Por último, o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] fixava-se nos 13,45 euros, a crescer 0,52%.

A Semapa [sema] seguia nos 3,56 euros, inalterada. A empresa de Pedro Queiroz Pereira não prevê, neste momento, efectuar qualquer desinvestimento para fazer face ao esforço financeiro exigido pela oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a Portucel.

A Semapa, que venceu o concurso de privatização de 30% da Portucel, tem por objectivo atingir a maioria do capital da papeleira, e foi obrigada pela CMVM a lançar recentemente uma OPA Geral sobre o capital da empresa. A administração da Semapa garante que independentemente da imposição feita pela CMVM, sempre teve a intenção de avançar com a OPA.

A Portucel [ptcl] marcava 1,54 euros, a subtrair 0,65% ao fecho de sexta-feira, dia em que tocou no valor da OPA.

A Sonae [son], que detém uma fatia de 25% da Portucel e acordos com os banco CGD e BES, concedendo-lhes o direito de comprar essa mesma fatia, seguia nos 0,87 euros, a perder 1,16%.

Por outro lado, os bancos têm uma opção de venda, que concede-lhes o direito de aliená-la à empresa de Queiroz Pereira. Foi esta opção que levou a CMVM a obrigar o lançamento da OPA, pois a Semapa passa a deter, por imputação, os votos inerentes ao activo subjacente.

A Electricidade de Portugal (EDP) [edp] valorizava 0,43% para 2,31 euros, com mais de 1,2 milhões de acções a trocarem de dono.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio