Notícia
Possível pausa no ciclo de aumento de juros dos EUA impulsiona euro
A moeda única europeia continua a ganhar terreno contra o dólar, com o mercado a reagir à divulgação das minutas da última reunião da Reserva Federal dos EUA e aos comentários de Ben Bernanke que indicaram que o ciclo de subida de juros poderá estar perto
A moeda única europeia continua a ganhar terreno contra o dólar, com o mercado a reagir à divulgação das minutas da última reunião da Reserva Federal dos EUA e aos comentários de Ben Bernanke que indicaram que o ciclo de subida de juros poderá estar perto do fim.
No câmbio contra o dólar, o euro [eur] avançava 0,43% para os 1,2682 dólares, reforçando os ganhos que tem vindo a acumular ao longo dos últimos três dias.
A impulsionar a moeda europeia está a especulação sobre o final das subidas dos juros nos EUA, primeiro devido às declarações do presidente da Fed, Ben Bernanke, depois por causa das minutas da última reunião da instituição.
No início desta semana Ben Bernanke, presidente da Fed, afirmou perante o Senado norte-americano que a economia está a dar sinais de abrandamento, um discurso que foi entendido pelo mercado como um sinal de que a Reserva Federal poderá vir a efectuar uma pausa, depois de 17 subidas consecutivas no preço do dinheiro.
Ontem ao final do dia, as minutas da última reunião da Fed vieram confirmar os receios dos responsáveis da autoridade monetária acerca do abrandamento na economia norte-americana, sugerindo que apesar da inflação permanecer elevada poderá estar na altura para parar de subir os juros, que estão actualmente nos 5,25%.