Notícia
Petróleo sobe mas negoceia abaixo dos 89 dólares
Os preços do petróleo mantinha a tendência de subida, mas seguiam a aliviar do máximo histórico atingido ontem nos EUA. O Parlamento da Turquia deu ontem "luz verde" ao Governo para enviar incursões militares do exército para combater os rebeldes curdos n
Os preços do petróleo mantinha a tendência de subida, mas seguiam a aliviar do máximo histórico atingido ontem nos EUA. O Parlamento da Turquia deu ontem "luz verde" ao Governo para enviar incursões militares do exército para combater os rebeldes curdos no Norte do Iraque, um factor que levou a matéria-prima a negociar nos 89 dólares por barril em Nova Iorque.
O West Texas Intermediate (WTI) [cl1], negociado em Nova Iorque, subia 1,48% para os 88,69 dólares, depois de ontem ter tocado no valor mais elevado de sempre ao negociar nos 89 dólares. Em Londres, o "brent" [co1] valorizava 0,73% para os 83,74 dólares.
A subida de ontem dos preços do petróleo esteve relacionada com a aprovação, por parte do Parlamento turco de incursões militares do exército para combater os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão no Norte do Iraque.
A entrada turca no Iraque fez com que os preços da matéria-prima subissem porque o Iraque detém as terceiras maiores reservas de petróleo do mundo, e o cenário de entrada das força turcas em território iraquiano fez com que a especulação em torno de uma possível interrupção de produção aumentasse.