Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo sobe com mercado à espera de corte de produção da OPEP

O preço do petróleo avançava em Nova Iorque e em Londres, depois de ter alcançado o valor mínimo de três semanas, com o mercado à espera que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo reduza a produção para prevenir uma queda no valor da matéria-pr

04 de Fevereiro de 2005 às 15:57
  • ...

O preço do petróleo avançava em Nova Iorque e em Londres, depois de ter alcançado o valor mínimo de três semanas, com o mercado à espera que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo reduza a produção para prevenir uma queda no valor da matéria-prima. O facto de se esperar um aumento de consumo de gasolina nos EUA também puxava os preços para cima.

O crude subia 0,75% para os 46,80 dólares (36 euros) em Nova Iorque, enquanto o «brent» valorizava 1,37% para os 44,45 dólares (34,3 euros), em Londres.

A OPEP está a analisar os preços do petróleo para decidir possíveis mudanças nas suas quotas de produção. O grupo abandonou o seu objectivo de manter o seu preço de referência relativamente ao petróleo entre os 22 e os 28 dólares por barril na reunião de 30 de Janeiro. O ministro do petróleo do Irão, Bijan Namdar Zanganeh, disse que o preço deveria ser entre os 30 a 40 dólares. O preço cabaz da OPEP caiu quase para 40 dólares nas últimas cinco sessões.

O grupo, que produz mais de um terço do petróelo a nível mundial, acordou deixar as quotas de petróleo inalteradas na reunião de 30 de Janeiro em Viena.

O facto da procura por gasolina nos Estados Unidos da América ter estado 1,1% mais alta nas quatro semanas que terminaram dia 28 de Janeiro em termos homólogos, segundo o Departamento de Energia, também impulsiona o preço do petróleo. Os inventários estão apenas 3% mais elevados do que a média dos últimos cinco anos.

No entanto, segundo economistas consultados pela Bloomberg, os preços do petróleo deverão cair na próxima semana uma vez que se prevêem temperaturas acima da média, o que faz com que a procura por petróleo de aquecimento diminua nos EUA.

Dos 59 inquiridos, 34 ou 58% consideram que os preços vão cair na próxima semana. Dez acham que vão subir e 15 prevêem que o valor da matéria-prima fique pouco alterado.

Os gastos de consumo nos EUA, que perfazem mais de dois terços da economia norte-americana, expandiram-se 4,6% nos últimos três meses de 2004 quando comparando com igual período do ano anterior.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio