Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo pode atingir 95 dólares no final de 2007

O Brent, o petróleo referência para a Europa e para dois terços do mundo, pode estar em risco de subir até aos 95 dólares por barril até ao final do ano, afirma a Goldman Sachs. A principal causa para esta escalada é o facto da organização dos países expo

17 de Julho de 2007 às 10:49
  • ...

O Brent, o petróleo referência para a Europa e para dois terços do mundo, pode estar em risco de subir até aos 95 dólares por barril até ao final do ano, afirma a Goldman Sachs. A principal causa para esta escalada é o facto da organização dos países exportadores de petróleo (OPEP) não aumentar a sua produção.

Se o preço do petróleo chegar ao final de 2007 nos 95 dólares por barril, isso representa um aumento de 20 dólares, ou 27%, face aos 75 dólares a que se negoceia hoje. A principal causa para esta subida será uma diminuição da oferta face ao que é procurado por todo o mundo. O actual máximo histórico do Brent está registado nos 78,64 dólares por barril, em Agosto passado.

O responsável pela área de matérias-primas da Goldman Sachs, Jeff Currie, escreve num relatório que, no final do ano, as reservas mundiais de petróleo terão menos 150 milhões de barris (menos 6,5%) que hoje em dia. Isto se o Inverno for normal e a procura continuar a crescer ao mesmo ritmo que actualmente.

Além disso, a Goldman Sachs considera negativo a OPEP não aumentar a sua produção de petróleo, para impedir que o preço do crude dispare em caso de necessidade urgente de combustíveis.

Analistas do Commerzbank consideram ainda que o Brent "deverá continuar a atrair cada vez mais dinheiro de investidores especulativos, como os ‘hedge funds’".

Ontem, o preço do Brent subiu até aos 78,40 dólares o barril, o valor mais alto em 11 meses.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio