Notícia
Petróleo atenua ganhos e negoceia nos 107 dólares em Nova Iorque
Os preços do petróleo seguiam a negociar pouco alterados, depois de ontem terem atingido um novo máximo em Nova Iorque, ao tocar nos 108 dólares por barril, à medida que os investidores compram futuros da matéria-prima devido ao enfraquecimento do dólar e
Os preços do petróleo seguiam a negociar pouco alterados, depois de ontem terem atingido um novo máximo em Nova Iorque, ao tocar nos 108 dólares por barril, à medida que os investidores compram futuros da matéria-prima devido ao enfraquecimento do dólar e à queda dos mercados accionistas.
O West Texas Intermediate para entrega em Abril seguia a deslizar 0,20% no mercado nova-iorquino, fixando-se nos 107,68 dólares por barril. Em Londres, o contrato de Abril do Brent do Mar do Norte, que serve de referência à Europa, descia 0,14%, para 104,01 dólares por barril.
O petróleo tem sido beneficiado pela valorização do euro face ao dólar e está a negociar acima dos 100 dólares há cerca de duas semanas.
De acordo com o Barclays, há mais fundos de pensões e outros investidores que pretendem aumentar o investimento em petróleo nos próximos três anos, devido aos retornos serem mais elevados que nos mercados financeiros.
"Há uma incerteza crescente nos mercados accionistas, mercados de dívida e claro nos mercados de propriedade", referiu um analista à Bloomberg, acrescentando que "o mercado do petróleo tem o melhor valor a longo prazo que qualquer outra "commoditie" por causa da forte procura continuada da matéria-prima", o que está a levar a um aumento do investimento no ouro negro.
Os investimentos dos hedge funds na matéria-prima aumentaram para os 104 mil milhões de dólares no final de 2007, em comparação com apenas 73 mil milhões de dólares nos primeiros sete meses do ano passado, segundo um estudo realizado pela Eurekahedge, citado pela Bloomberg.