Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Perdas superiores a 8% do BCP levam PSI-20 a registar maior queda desde Março de 2003

O Banco Comercial Português desvalorizava 7,24%, mas chegou a perder mais de 8%, o que levava o PSI-20 a registar a maior queda desde o dia 11 de Março de 2003. O principal índice da bolsa nacional deslizava 2,11%, numa sessão em que nenhum título valoriz

27 de Outubro de 2005 às 13:07
  • ...

O Banco Comercial Português desvalorizava 7,24%, mas chegou a perder mais de 8%, o que levava o PSI-20 a registar a maior queda desde o dia 11 de Março de 2003. O principal índice da bolsa nacional deslizava 2,11%, numa sessão em que nenhum título valorizava.

O PSI-20 cotava nos 7.740,39 pontos com  16 acções em queda e quatro inalteradas. Na Europa, apesar da queda do índice português se destacar, as bolsas também desvalorizavam pressionadas por revisões em baixa por parte de empresas como a France Télécom e Alcatel.

Em Portugal, o Banco Comercial Português [bcp] deslizava 7,24% para os 2,05 euros, depois de ter caído um mais de 8% para os 2,02 euros, o valor mais baixo desde Janeiro. O banco já tinha negociado mais de 50 milhões de acções, o que compara com os 9,7 milhões transaccionados durante toda a sessão de ontem e com uma média diária de 8,9 milhões registada nos últimos seis meses.

A agência governamental «Authority for Assets Recovery» (AVAS) escolheu o BCP e o Erste Bank, maior banco da Áustria, para integrar a «short list» de instituições financeiras com quem vai agora negociar directamente a venda da posição de controlo do BCR, que os analistas avaliam em cerca de 2 mil milhões de euros. O BCP emitiu um comunicado onde confirma ter recebido a informação de que foi um dos dois bancos seleccionados.

O BCP assegurou no comunicado que vai manter «adequados níveis de Capital», sendo que «tomará as necessárias medidas incluindo, nomeadamente, o reforço de fundos próprios de base que se mostre necessário para concretizar esta operação», caso venha a ser o escolhido para comprar o BCR.

Na restante banca, o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] e o Banco BPI [bpin] cotavam nos 13,15 e 3,64 euros, respectivamente. Os lucros do BES avançaram para 208 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano com um crescimento dos activos de 14,5%, divulgou a instituição bancária  em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Energias de Portugal (EDP) [edp] também pressionava com uma desvalorização de 0,87% para os 2,29 euros. A eléctrica nacional vai apresentar hoje os resultados dos primeiros nove meses do ano. Os lucros da EDP terão ascendido a 376 milhões de euros em normas internacionais IAS, segundo a média das estimativas dos analistas contactados pela Reuters. Os resultados da EDP terão sido suportados pela performance da Cantábrico e Brasil, que contrabalançou um maior volume de provisões.

Outro título a contribuir para a tendência era a Portugal Telecom (PT) [ptc] que recuava 0,79% para os 7,49 euros. A JP Morgan reviu em baixa as previsões para os resultados deste ano da Portugal Telecom após «reuniões com a administração» da empresa. A casa de investimento atribui um alvo de 8,30 euros e a recomendação de «neutral» para os títulos da operadora.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio