Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nos emite 150 milhões de euros indexados a metas de sustentabilidade

A empresa portuguesa eleva o valor da sua dívida indexada a estas matérias a 250 milhões de euros. Operação serve para, entre outros, reduzir a pegada de carbono e aumentar o consumo de eletricidade de fontes renováveis.

Miguel Almeida, CEO da NOS.
Miguel Baltazar
01 de Julho de 2021 às 07:13
  • ...
A operadora de telecomunicações Nos emitiu um montante de 150 milhões de euros de dívida com maturidade em 2026 para cumprir vários objetivos ligados à sustentabilidade, entre os quais a redução da pegada de carbono e aumento de consumo de eletricidade de fontes renováveis.

De acordo com o comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a empresa liderada por Miguel Almeida terá a ajuda de três bancos - Millennium BCP, BBVA e BPI - para concluir esta operação que lhe vai permitir reforçar o compromisso com as questões ambientais, sociais e de governação (ESG), elevando a 250 milhões de euros o valor da sua dívida indexada a estas matérias.

"Os compromissos definidos enquadram-se na estratégia de sustentabilidade da NOS, sendo reportados periodicamente e verificados por uma entidade externa. Estão também alinhados com os Sustainability Linked Loan Principles (SLLP), bem como com as melhores práticas de mercado", pode ler-se na mesma nota.

A empresa adianta que os termos acordados com o Millennium BCP incluem uma componente relativa à avaliação feita pelo CDP - Carbon Disclosure Project - à NOS, que neste momento é de A-. Esta classificação enquadra-se no escalão "Leadership band", e é superior à média regional europeia e à média do setor de "Media, Telecom and Data Center Services", classificados como C.

Com o BPI e com o BBVA, os objetivos "target" de sustentabilidade passam pela redução da pegada de carbono da operação própria (emissões de âmbito 1 e 2) em 50% até 2025, em relação a 2015, e pelo consumo de 65% de eletricidade proveniente de fontes renováveis, também até 2025.

"Com estas operações, a NOS reforça a ligação entre o seu custo de financiamento e o seu desempenho ao nível da sustentabilidade, reforçando e demonstrando a sua relevância estratégica e o compromisso, a todos os níveis da Organização, em atingir metas 'best in class' em indicadores ESG ('Environmental, Social and Corporate Governance')", resume.

Acrescenta ainda que "estas linhas contribuem positivamente para o custo médio da dívida da NOS, que se encontra em patamares muito atrativos face às suas congéneres nacionais e europeias, bem como para a diversificação dos instrumentos de financiamento e alongamento de maturidades".

 

A NOS apresenta um rácio de endividamento Dívida Financeira Líquida / EBITDA Após Leasings de 1,5x (a 31 de março de 2021).

Ver comentários
Saber mais banca BBVA BPI Millennium BCP ESG NOS bolsa serviços financeiros Miguel Almeida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio