Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moderna e BioNTech prometem vacinas contra a ómicron em 2022. Ações da Moderna sobem mais de 8%

A Moderna e a BioNTech anunciaram que estão a trabalhar para adaptar as respetivas vacinas contra a covid-19 à nova variante. As ações das duas empresas reagiram em forte alta antes da abertura do mercado. No arranque da sessão em Wall Street seguiam a negociar em terreno positivo.

EPA
29 de Novembro de 2021 às 12:06
  • ...

A Moderna e a BioNTech, duas das empresas responsáveis por vacinas contra a covid-19, indicam que conseguem ter prontas no próximo ano atualizações às respetivas vacinas já preparadas para a variante ómicron. 


No caso da Moderna, foi indicado que uma nova vacina poderá "estar pronta no início de 2022", caso tal seja necessário. Com a variante detetada na África do Sul a fazer subir o número de casos e a deixar as autoridades de saúde em estado de alerta, a empresa terá mobilizado centenas de funcionários no feriado do Dia de Ação de Graças para começar a trabalhar num fármaco contra esta variante. 


Mas a Moderna não é a única que está a trabalhar já a pensar na ómicron. Também a BioNTech, que desenvolveu com a Pfizer a vacina cominarty, anunciou que está a trabalhar numa nova versão. De acordo com a Bloomberg, a empresa espera ter uma nova versão pronta "dentro de cem dias", caso tal seja necessário. 


Em comunicado, a alemã BioNTech indica que está a tentar trabalhar o mais depressa possível para obter este fármaco. 

A ómicron foi detetada na semana passada na África do Sul. Esta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde alertou que esta variante traz um risco global "muito elevado" e poderá originar surtos com "consequências graves". 


Ações continuam a subir

Na passada sexta-feira, enquanto a ómicron arrasou as bolsas e fez tombar as ações de diversas empresas, as companhias ligadas ao desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 sobressaíram do lado dos ganhos. A Moderna e BioNTech dispararam em bolsa: a primeira valorizou 20,57% e a segunda cerca de 14%. 


Esta segunda-feira, perante as notícias ligadas a estes esforços para chegar a novas versões que tenham já em conta a nova variante, ambas as empresas prolongaram os ganhos ainda antes da abertura de Wall Street. As ações da BioNTech avançaram 4,96% para 365,25 dólares, enquanto as ações da Moderna avançaram 10,78% no pré-mercado para 365,18 dólares. 

As ações da Moderna seguiam em alta após a abertura do mercado, a valorizar 8,45% para 357,50 dólares. Já a subida da BioNTech é mais moderada, com os títulos a valorizar 2,12% para 355,39 dólares. 

(notícia atualizada às 15h28)

Ver comentários
Saber mais Moderna BioNTech ómicron
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio