Notícia
Microsoft pode derrubar Wall Sreet
Segundo analistas do mercado financeiro norte-americano, «as acções da Microsoft podem provocar uma ligeira queda na Bolsa de Nova Iorque». As acções da empresa de software já caíram 13% na Europa.
Esta decisão do juiz federal dos Estados Unidos foi conhecida já no fim do fecho da sessão de sexta-feira, pelo que os analistas temem que a Microsoft acuse, hoje, a decisão do juiz. No entanto, as acções da Microsoft, após o encerramento da sessão de bolsa de sexta-feira, registaram uma desvalorização de 4%. Recorde-se que na segunda-feira passada, a Microsoft passou a integrar o Dow Jones, o principal índice do mercado financeiro dos Estados Unidos.
O juiz federal Thomas Penfield Jackson foi bem claro na sua decisão, ao declarar que «a Microsoft abusou do seu domínio sobre a industria do software para PCs, abafando a inovação e a competição no sector, causando deste modo prejuízos nos consumidores».
No longo prazo, os especialistas financeiros temem que a Microsoft se torne uma empresa marcada, como é o caso dos principais fabricantes de cigarros, atormentados por uma série de acções indemnizatórias. Segundo alguns analistas «esperamos uma forte pressão sobre a Microsoft nas próximas semanas, o que tornará difícil a valorização das suas acções». Contudo, outros analistas acreditam que «a queda das acções será de curta duração, porque a empresa continuará a desenrolar a sua actividade normalmente após a sentença do juiz».
Os futuros S&P encontravam-se, às 13h20, a perder 0,9%, confirmando assim as previsões dos analistas de que Wall Street deverá abrir em baixa.