Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de metade das operações de capital de risco gerou menos-valia

Considerando o valor do investimento inicial, mais de metade das operações de capital de risco gerou menos-valia na hora da venda. Em menos de 20% dos casos, houve ganhos.

Bruno Simão/Negócios
03 de Agosto de 2016 às 17:33
  • 2
  • ...

Foram concretizadas, no ano passado, 385 operações de desinvestimento, resultantes das vendas ocorridas em 205 sociedades diferentes. Considerando o valor da aquisição, em mais de metade dos casos houve menos-valias, refere o Relatório Anual da Actividade de Capital de Risco de 2015, publicado esta quarta-feira.


"Cerca de 23,6% das operações de desinvestimento em capital de risco resultaram em menos-valias face ao valor em carteira e 53,0% das operações registaram mais-valias para os operadores de capital de risco", acrescenta o relatório divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


Mas as conclusões são diferentes se for considerado o valor de aquisição. "Neste caso, apenas 18,4% das operações registaram mais-valias, num montante de 155,4 milhões de euros. Já as operações com menos-valias, não só foram em maior número (58,4% das operações), como atingiram um montante substancialmente superior (cerca de 1.131,4 milhões de euros)", realça. Em 23,1% das operações as vendas foram feitas ao preço de aquisição.


Além disso, o sector do capital de risco fechou o ano "com um potencial de desvalorização em cerca de 17,2% dos investimentos" e tanto as sociedades de capital de fundo como os fundos de capital de risco apresentam globalmente menos-valias potenciais de 30,3% e de 16,7%, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais Relatório Anual da Actividade de Capital de Risco CMVM capital de risco sociedades fundos mais-valias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio