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Impresa cai mais de 4% com estreia de «Acorrentados»
O grupo de media Impresa desvalorizou mais 4% depois da audiência na estreia do programa «Acorrentados» na SIC, no fim-de-semana, ter ficado abaixo dos números da TVI, segundo analistas.
Aquela variação negativa nos títulos verificou-se às 10h22, altura em que as acções atingiram os 7,15 euros (1.433 escudos).
A empresa liderada por Pinto Balsemão (na foto), que detém a estação televisiva Sociedade Independente de Comunicação (SIC), registava uma quebra superior a 4%, depois de ter estreado o novo «reality-show» no passado dia 20 de Janeiro.
«O “Acorrentados” está a defraudar as expectativas da SIC. Este programa começou bastante fraco, não sendo o cenário idealizado pelos responsáveis da estação televisiva. O grande tema para 2001 vai ser a guerra por audiências entre a SIC e a Televisão Independente (TVI) neste tipo de programas», explicou um analista ao Canal de Negócios.
A série da TVI «Jardins Proibidos» foi mais vista do que a estreia do «Acorrentados», registando uma audiência média de 18,7% (1,7 milhões de espectadores) e 48,8% de «share», tornando-se o programa mais visto de sábado, segundo a Marktest. O programa «Acorrentados» obteve 12,1% (1,1 milhões de espectadores) de audiência média e 31,3% de «share» posicionando-se como o quarto programa mais visto.
O mesmo analista adiantou que «a segunda versão do “Big Brother” teve início ontem, embora ainda não tenha as estatísticas oficiais para estabelecer qualquer relação com a queda da Impresa»
A Impresa caiu mais de 40% desde que iniciou a negociação em Bolsa no dia 5 de Junho de 2000, tendo recuperado este ano mais de 15%, beneficiando do lançamento do canal «SIC-Notícias», que começou a emitir no dia 8 de Janeiro de 2001.
A Impresa, às 11h20, perdia 3,87% para os 7,21 euros (1.445 escudos).