Notícia
Há menos cheques emitidos e devolvidos
A utilização dos cheques continua a diminuir em Portugal, revelou o Banco de Portugal. Mas também há menos cheques devolvidos.
O número de pagamentos realizados em Portugal aumentou em 2015, à boleia da recuperação do consumo e do turismo. Este crescimento foi justificado essencialmente pelos pagamentos electrónicos, uma vez que a utilização de cheques continua a diminuir, revela o Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2015 do Banco de Portugal.
"A utilização dos instrumentos de pagamento em papel manteve a tendência de decréscimo", começa por revelar o relatório. A utilização de cheques, em 2015, diminuiu 11,1% em número e 8% em valor face ao ano anterior.
"A progressiva redução das entidades constantes da listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco reflecte essa realidade: a 31 de Dezembro a listagem era composta por 23.124 entidades (menos 24% do que em 2014)", explica o supervisor liderado por Carlos Costa (na foto).
O número de cheques devolvidos face ao total de cheques apresentados voltou a diminuir, representando 0,4% em número e 0,7% em valor. "A maioria das devoluções de cheques continua a ser motivada pela ‘falta ou insuficiência de provisão’ (cerca de 70% do total das devoluções)", adianta o Banco de Portugal que sublinha que, no ano passado, foram devolvidos 121 mil cheques no valor de 343 milhões de euros por este motivo.