Notícia
Grécia leva petróleo a aproximar-se dos 86 dólares
O petróleo está a subir animado pela notícia de que os ministros das finanças europeus chegaram a acordo para dar à Grécia acesso a um pacote de ajudas que vai reduzir o risco de insolvência, do país que se tem debatido para reduzir o maior défice da Europa. O crescimento da procura da matéria-prima na China também está a animar.
12 de Abril de 2010 às 09:04

O crude sobe 0,58% para 85,41 dólares, ao negociar em Nova Iorque por via electrónica, e o brent, que serve de referência às importações europeias, aprecia 0,77% para 85,48 dólares.
Os ministros das finanças dos países do euro chegaram a acordo para ofereceram à Grécia um pacote de ajudas no valor de 45 mil milhões de euros, com uma taxa de juro inferior à do mercado. Uma notícia que veio reduzir os receios de que o incumprimento do país penalizasse o ritmo de crescimento da economia global, pressionando a procura de petróleo.
Esta notícia também está a impulsionar o euro face ao dólar, que sobe 0,92% para 1,3624 dólares, e torna o investimento na matéria-prima denominada em dólares mais atractivo para os investidores que detêm a moeda única.
A China, que é o segundo maior consumidor de energia do mundo, importou 21,1 milhões de toneladas métricas de crude em Março, ou seja, cerca de cinco milhões de barris por dia, segundo os dados preliminares da Diracção Geral de Alfandegas do país.