Notícia
Governo levou dois meses a nomear Casalinho presidente do IGCP
O Governo aprovou esta quinta-feira os membros do conselho de administração do IGCP. Cristina Casalinho lidera o instituto, substituindo Moreira Rato que foi, no início de Julho, para o BES. Os responsáveis iniciam funções a 1 de Outubro.
O Executivo aprovou esta quinta-feira, 25 de Setembro, em Conselho de Ministro a "recomposição" do conselho de administração da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, revelou Marques Guedes durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião dos ministros.
O responsável revelou que, além de Cristina Casalinho e de Pontes Correia, que já estavam em funções no IGCP, o Governo designou um novo vogal: Maria Eduarda Vicente. Casalinho é a presidente oficialmente designada.
O IGCP emitiu, mais tarde, um comunicado onde revela que a nova administração "iniciará as suas funções a partir de 1 de Outubro."
As alterações na cúpula do instituto que gere a dívida pública nacional surgem depois de Moreira Rato ter saído para ingressar a equipa de gestão do BES, liderada por Vítor Bento. Isto aconteceu no início de Julho. Um mês depois o BES foi resgatado e a equipa de gestão passou a liderar o Novo Banco.
A 13 de Setembro foi confirmado que Vítor Bento, Moreira Rato e José Honório saíam do Novo Banco. Em causa estavam divergências sobre o futuro do Novo Banco. O Banco de Portugal e o Governo querem uma venda rápida da instituição financeira, a equipa liderada por Vítor Bento defendia uma estratégia mais lenta.
(Notícia actualizada às 16h57 com a informação do comunicado emitido pelo IGCP)