Notícia
Goldman Sachs reitera optimismo no mercado bolsista
As acções vão continuar a subir, numa altura em que o “bull market”, ou seja, o mercado bolsista que aposta na subida dos títulos, está a entrar numa nova fase, conduzido pela melhoria dos resultados, em vez de critérios de avaliação mais favoráveis, de acordo com os estrategas do Goldman Sachs.
Os títulos das empresas cotadas em bolsa vão gerar retornos mais moderados, com uma menor volatilidade, numa segunda fase do “bull market”, segundo Peter Oppenheimer, estratega do Goldman Sachs. Oppenheimer afirmou, num relatório em Março de 2012, que a perspectiva de ganhos das acções por comparação com as obrigações “é boa como não se viu nesta geração”, noticia a Bloomberg.
As políticas monetárias favoráveis por parte dos bancos centrais ajudam a expandir o “bull market” nos Estados Unidos, pelo quinto ano consecutivo. O S&P 500 subiu 150% desde Março de 2009, conduzido por três rondas de compras de obrigações pela Reserva Federal e por resultados das empresas acima do esperado.
O STOXX 600 subiu 96%, enquanto que o MSCI World avançou 123%, também desde Março de 2009.
Passados 18 meses desde o relatório de Peter Oppenheimer, o Goldman Sachs reitera que continua “a acreditar que as acções continuam fortes, ainda que com retornos mais abafados nos meses que se seguem”. “O condutor a partir daqui será a melhoria dos resultados, em vez de critérios de avaliação mais favoráveis, algo que é coerente com a fase de crescimento do ciclo das acções”.