Notícia
Galp Energia destrona PT e passa a terceira mais valiosa da bolsa
O "spin off" da PT Multimédia vai reduzir a dimensão da Portugal Telecom que durante muitos anos foi a cotada mais valiosa da bolsa nacional.
O "spin off" da PT Multimédia vai reduzir a dimensão da Portugal Telecom que durante muitos anos foi a cotada mais valiosa da bolsa nacional.
A operadora de telecomunicações está actualmente avaliada em 11,04 mil milhões de euros, mas a empresa, no âmbito do programa de "share buyback", já procedeu à recompra de 9,13% do seu capital. Segundo explicou um analista de telecomunicações ao Jornal de Negócios, essas acções, do ponto de vista contabilístico, já estão a ser tratadas pela PT como se fossem acções próprias (sem direito a receber dividendos), embora do ponto de vista legal, a operadora ainda tenha que exercer os "equity swaps" para ficar na posse das acções. Com este ajustamento, a capitalização bolsista da PT queda-se actualmente nos 10,03 mil milhões de euros.
Após a operação de autonomização da PT Multimédia, a PT irá entregar 58,43% da dona da TV Cabo aos seus accionistas, sob a forma de dividendos. Com esta operação, a empresa irá ficar mais pobre já que a parte que detém desse activo será transferida para os seus accionistas. Considerando a cotação de ajuste após o "spin off" (ver texto em cima), a capitalização bolsista da PT deverá baixar para os 8,15 mil milhões de euros.
Neste cenário, a operadora de telecomunicações passa a valer menos do que a Galp Energia cujo valor de mercado actual é superior a 9 mil milhões de euros. Este ano, a petrolífera está a amealhar uma valorização de 57,49%, num período em que as acções da PT estão a perder 0,61%. A EDP e o BCP passariam a ser as duas mais valiosas do PSI-20, com capitalizações de 14,8 e 10 mil milhões de euros, respectivamente.