Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

É o fim do domínio do Ocidente?

A história mostra que, ciclicamente, os impérios caem por terra. Foi assim com os romanos, os persas, os mongóis, entre outros. Nos últimos três séculos, o Ocidente ocupou esse espaço de força dominante no mundo, enquanto modelo político, económico e de valores. Mas a verdade é que esse domínio está em decadência. E pode ficar ainda mais enfraquecido com Trump na Casa Branca. Dois historiadores – António José Telo e Bruno Cardoso Reis – apontam as fragilidades deste gigante com pés de barro.
Filipa Lino 16 de Novembro de 2024 às 11:00

A história mostra que, ciclicamente, os impérios caem por terra. Foi assim com os romanos, os persas, os mongóis, entre outros. Nos últimos três séculos, o Ocidente ocupou esse espaço de força dominante no mundo, enquanto modelo político, económico e de valores. Mas a verdade é que esse domínio está em decadência. E pode ficar ainda mais enfraquecido com Trump na Casa Branca. Hoje, a influência dos EUA e da Europa no mundo é menor. Por isso, outras potências estão a tentar impor-se, em diferentes geografias. Dois historiadores – António José Telo e Bruno Cardoso Reis – apontam as fragilidades deste gigante com pés de barro.


Ver comentários
Saber mais ocidente decadência EUA Europa China história Império Romano democracias Trump NATO António José Telo Bruno Cardoso Reis historiadores Porque caem os IMpérios Peter Heather John Rapley
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio