Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch ameaça "ratings" de Bélgica, Espanha, Itália e Irlanda

Agência de "rating" coloca seis países da Zona Euro numa vigilância negativa específica, que poderá levar a um corte da notação financeira até ao final de Janeiro.

16 de Dezembro de 2011 às 17:52
  • ...
Bélgica, Espanha, Eslovénia, Itália, Irlanda e Chipre. São seis os países da Zona Euro que a agência de notação financeira declarou hoje que podem vir a verificar uma descida do seu "rating" no curto prazo.

Todos eles estavam já em vigilância negativa, que indica que uma revisão do “rating” deverá ser em sentido descendente. Agora passaram a estar sob “Rating Watch Negative”, uma vigilância negativa que indica que uma decisão será tomada até Janeiro de 2012.

“Uma solução abrangente para a crise da dívida está fora do alcance a nível técnico e político”, apontou a Fitch como a principal razão para colocar sob ameaça de cortes as notações financeiras destes países.

A redução acontece no fim de uma semana em que os mercados de dívida foram favoráveis para os países aparentemente mais vulneráveis à proliferação da crise da dívida soberana, como é o caso de Espanha e Itália. Isto porque as rendibilidades exigidas pelos investidores registaram fortes quedas, sinalizando uma menor pressão sobre estas nações. Além disso, os leilões da Espanha no mercado primário surpreenderam pela positiva.

"Ratings" cortados mesmo com medidas de consolidação orçamental

Na decisão hoje anunciada sobre estes seis países, a Fitch escreve que todos eles empreenderam já medidas de consolidação orçamental e reformas estruturais, como é o caso de Espanha e Itália, que procederam a austeridade para evitarem um resgate financeiro. Esforços que a agência vai ter em conta na sua avaliação.

“Contudo, a natureza sistémica está a ter um efeito profundamente adverso na estabilidade económica e financeira na região”, escreve a agência de notação financeira num comunicado hoje divulgado.

A Fitch volta a dizer que o Banco Central Europeu (BCE) deverá assumir uma posição mais forte para combater o risco de liquidez na Zona Euro e, assim, retirar pressão sobre a crise na região.
Dentro deste grupo de países, a Bélgica tem o "rating" mais elevado, com a segunda classificação de risco mais alta "AA+". Pelo contrário, o Chipre apresenta a notação financeira mais reduzida, com "BBB", dois níveis acima de "lixo".

Já no início desta semana, a Fitch tinha comunicado uma desconfiança face às decisões da cimeira passada, dizendo que os líderes pouco fizeram para aliviar a pressão da dívida da Zona Euro. A agência tinha já reduzido o “rating” de vários bancos europeus e norte-americanos esta semana.

Ver comentários
Saber mais Fitch Bélgica Espanha Itália Irlanda Eslovénia Chipre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio