Notícia
Fitch: BCE pode ser o salvador da crise da Zona Euro
Cimeira Europeia da próxima semana poderá servir para os líderes europeus tentarem persuadir o BCE a assumir um papel mais relevante na resolução da crise, diz David Riley, da Fitch.
![](http://www.jornaldenegocios.pt/images/2010_06/eurouniaoeuropeiabcenotbl.jpg)
Muitos accionistas do Fundo Monetário Internacional “irão olhar para o que se passa na Europa e dizer que existem países muito abastados” na região. Neste sentido, a resposta será de que “eles têm de ser capazes de resolver este problema por si”, refere Riley.
O BCE tem-se mantido um pouco afastado da solução para a crise, por considerar que este é um problema orçamental e não monetário. Ainda assim, reconhecendo o impacto da crise na economia e na inflação, baixou a taxa de juro para 1%.
Os líderes europeus deverão procurar, na Cimeira Europeia da próxima semana, caminhar no sentido de uma maior união orçamental de forma a persuadir o BCE a ter um papel mais activo na crise da Zona Euro.
“Na reunião de 9 de Novembro, os líderes europeus não vão querer impressionar os mercados, mas o BCE”, remata o director de risco soberano da Fitch, em entrevista à Bloomberg.