Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon avança suportada por BCP e EDP

A Euronext Lisbon seguia a ganhar, embora menos em relação ao início da sessão. O PSI-20 avançava 0,28%, apoiado pela valorização dos títulos da EDP e PT Multimédia. A pressionar o índice está a Portugal Telecom, que apresenta resultados esta semana.

01 de Março de 2004 às 13:10
  • ...

A Euronext Lisbon seguia a ganhar, embora menos em relação ao início da sessão. O PSI-20 avançava 0,28%, apoiado pela valorização dos títulos da EDP e PT Multimédia. A pressionar o índice está a Portugal Telecom, que apresenta resultados esta semana.

O PSI-20 seguia a valorizar 0,28% para os 7.651,49 pontos, com 15 dos títulos a subir, três a descer e dois inalterados.

A divulgação de resultados esta semana tem marcado a evolução das acções da Electricidade de Portugal (EDP) e da Portugal Telecom (PT).

A expectativa em relação à eléctrica é de optimismo, com os analistas a anteciparem um crescimento de 7% nos lucros de 2003. Os títulos da empresa poderão, no entanto ter, ser influenciados pela operação em que está envolvida com a Galp Energia.

«A variação da EDP estará dependente também da operação da aquisição dos activos de gás. Segundo os nossos cálculos a EDP terá de gastar cerca de 300 milhões de euros, por isso não se compreende bem como é que a empresa diz que não irá gastar nada com esta operação», disse ao Canal de Negócios Vasco Balixa, da OK2Deal.

No que toca à Portugal Telecom (PT) [PT], a antevisão da divulgação dos resultados está a pressionar as acções, que seguem a cair 0,44% para os 9,04. Já a PT Multimédia [PTM] tocou num máximo de pelo menos, 52 semanas, nos 19 euros, seguindo a ganhar 1,41% para os 18,74 euros «sem nenhuma notícia relevante», disse a mesma fonte.

Em máximo de Fevereiro de 2000 estave a Portucel [PTCL], que tocou nos 1,62 euros. Os títulos da papeleira vão beneficiando das expectativas geradas em torno da disputa pela privatização de 30% da empresa.

«A Portucel está acima do preço estipulado para a privatização, nos 1,61 euros, com algum optimismo por parte do mercado de que as propostas entregues para a privatização de 30% da empresa sejam bastante semelhantes em termos de valor. Os factores de diferenciação aqui serão as estratégias para o futuro da empresa. Se as estratégias forem semelhantes, então terá de se proceder a um leilão» revelou Vasco Balixa. As acções da empresa seguiam a valorizar 4,55% para os 1,61 euros.

O Banco Comercial Português (BCP) [BCP] seguia a ganhar 0,49% para os 2,04 euros. Esta manhã foi anunciado que o Fundo de Pensões do Banco Comercial Português, gerido pela Pensõesgere, elevou a sua posição no Banco BPI para 2% do capital, depois de ter comprado acções do banco liderado por Artur Santos Silva na sessão de bolsa de 17 de Fevereiro. O Banco BPI [BPIN] seguia a ganhar 0,31% para os 3,23 euros.

Ainda na banca, o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] tocou num máximo de Março de 2001 nos 14,25 euros. As acções da instituição bancária seguiam a valorizar 0,14% para os 14,24 euros.

Os títulos da Cofina [COFI] atingiram os 3,10 euros, um máximo desde Dezembro de 2000. O grupo anunciou que a sua participada Investec lança hoje uma oferta de acesso à Internet em banda larga através de ADSL, numa parceria com a TV Tel.

As acções da Sonae cresciam 1,01% para os 1,00 euros, enquanto a Sonaecom [SNC] cotou em máximo de pelo menos 52 semanas nos 3,26 euros, seguindo a valorizar 1,41% para os 18,74 euros.

A Novabase também registou um máximo de pelo menos 52 semanas esta manhã, tocando nos 7,49 euros. Outras empresas a atingir um máximo anual foram a Lisgráfica, Sumolis, Banif e Tertir.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio