Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recupera com abrandamento da inflação europeia

O euro perdia 0,4% face ao dólar, com o abrandamento da inflação europeia em Fevereiro a levar a moeda única a recuperar parte das perdas acumuladas depois da revisão em alta do crescimento do PIB norte-americano.

28 de Fevereiro de 2002 às 17:08
  • ...
O euro perdia 0,4% face ao dólar, com o abrandamento da inflação europeia em Fevereiro a levar a moeda única a recuperar parte das perdas acumuladas depois da revisão em alta do crescimento do produto interno bruto (PIB) norte-americano.

A divisa europeia [EUR] cotava nos 0,8651 dólares, depois de ter chegado hoje a cair 0,28%, e transaccionava nos 115,88 ienes, registando uma queda de 0,34% relativamente à moeda nipónica.

O índice de preços no consumidor harmonizado (IPCH) da Zona Euro abrandou em Fevereiro para os 2,5%, anunciou esta tarde o Eurostat, depois de na parte da manhã ter revisto em alta os valores da inflação europeia em Janeiro, de uma estimativa inicial de 2,5% para os 2,7%.

A diminuição do ritmo de crescimento da inflação europeia ajudou o euro a recuperar parcialmente face ao dólar, depois da divulgação dos dados relativos ao PIB norte-americano ter arrastado a moeda única.

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou hoje que o PIB norte-americano deverá ter crescido a um ritmo anual de 1,4% no último trimestre de 2001. Este valor compara com a previsão inicial de um incremento de 0,2%.

Os dados divulgados hoje sugerem que a maior economia mundial deverá ter conseguido escapar a uma recessão técnica, gerando optimismo em relação a uma recuperação no decorrer da primeira metade deste ano.

O presidente da Reserva Federal (FED), Alan Greenspan, afirmou ontem que os EUA devem encetar uma recuperação «moderada» no primeiro trimestre deste ano, mas acrescentou também que a economia norte-americana está perto de um «ponto de viragem».

Cada euro vale 200,4820 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio