Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua à espera de decisão do BCE

O euro recuava 0,34% face ao dólar, numa sessão «sem tendência marcada», com os mercados na expectativa sobre uma possível descida de taxas por parte do Banco Central Europeu (BCE), na sua próxima reunião, que se realiza a 11 de Abril.

09 de Abril de 2001 às 18:35
  • ...
O euro recuava 0,34% face ao dólar, numa sessão «sem tendência marcada», com os mercados na expectativa sobre uma possível descida de taxas por parte do Banco Central Europeu (BCE), na sua próxima reunião, que se realiza a 11 de Abril.

A moeda única cotava nos 0,9011 dólares e valorizava 0,46% relativamente à divisa nipónica, transaccionando nos 112,43 ienes.

«Os mercados estão na expectativa sobre o que vai acontecer na próxima quarta-feira», nomeadamente em relação a uma possível descida das taxas, pelo que «não tem havido uma tendência marcada, tanto hoje como na sexta-feira», afirmou Leonardo Silva, analista do Banco Finantia.

O BCE vai reunir na próxima quarta-feira, com a generalidade dos analistas a aguardar uma descida do preço do dinheiro em pelo menos 25 pontos base, para impulsionar o crescimento da economia da Zona Euro.

A principal taxa de juro da autoridade monetária europeia, ou REFI, situa-se actualmente nos 4,75%, com o BCE a ser o único dos principais bancos centrais que ainda não baixou as taxas desde o início do corrente ano.

«Caso não haja a esperada descida de taxas, os mercados deverão ficar bastante desapontados e o euro poderá descer, bem como os próprios mercados accionistas europeus», referiu a mesma fonte.

A produção industrial da Alemanha, a maior economia da Zona Euro, registou um crescimento de 0,6% em Fevereiro, face ao mês anterior, contrariando as estimativas dos analistas, que apontavam para uma queda na ordem dos 0,8%.

«Os bons dados que saíram sobre a indústria alemã não foram suficientes para levar a uma subida do euro, possivelmente porque isso reduziria as possibilidades de um corte de taxas», explicou o analista do Banco Finantia.

Nos Estados Unidos (EUA), Robert McTeer, membro da Reserva Federal (FED), admitiu hoje a possibilidade daquela entidade voltar a baixar as taxas de juro antes da sua próxima reunião, que se realiza a 15 de Maio, dependendo da evolução dos indicadores sobre a economia norte-americana ao longo das próximas semanas, numa entrevista concedida à estação televisiva CNBC.

O FED já cortou a sua principal taxa de juro por três vezes desde o início deste ano, num total de 150 pontos base, para os actuais 5%, na tentativa de travar a perda de ritmo da maior economia mundial.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio