Notícia
Volkswagen quer fechar três fábricas na Alemanha e cortar salários para reduzir custos
Fraca procura europeia devido à forte concorrência vinda sobretudo da China está a obrigar a empresa alemã a cortar custos. Volkswagen deverá divulgar resultados do terceiro trimestre nesta quarta-feira e a expectativa é de que haja uma queda acentuada nas vendas e no lucro.
A Volkswagen está a planear avançar com o encerramento de, pelo menos, três fábricas na Alemanha e um corte universal de 10% nos salários dos trabalhadores, segundo o principal líder sindical da empresa alemã. A medida faz parte de um plano para reduzir custos, numa altura em que a empresa está a enfrentar uma queda na procura devido à forte concorrência vinda sobretudo da China.
"A direção está a levar tudo isto muito a sério. Não se trata de um jogo de palavras na ronda de negociações coletivas. Este é o plano do maior grupo industrial alemão para iniciar a venda de ativos no seu país de origem, a Alemanha", afirmou Daniela Cavallo, líder da comissão de trabalhadores da Volkswagen, que também fez parte do conselho de supervisão da empresa em Wolfsburg, num discurso aos trabalhadores na Alemanha.
A líder sindical sublinhou que este plano da empresa para fechar fábricas na Alemanha pode ameaçar "dezenas de milhares" de postos de trabalho no país. Segundo a sindicalista, os planos da Volkswagen vão "retirar ainda mais produtos, quantidades, turnos e linhas de montagem inteiras" da empresa. "Vai muito para além do que já fizemos até agora", sublinhou, diante de centenas de trabalhadores.
A Volkswagen deverá divulgar resultados do terceiro trimestre nesta quarta-feira e a expectativa é de que haja uma queda acentuada nas vendas e no lucro, tendo em conta a fraca procura registada na Europa. Esse recuo na procura europeia é explicado sobretudo pela entrar em força de carros de marcas chinesas a preços mais baratos e com os quais a empresa tem tido dificuldades em competir.
Daniela Cavallo acusa a administração da Volkswagen de estar a descontar "erros na direção" nos trabalhadores. "Não estamos muito longe quando se trata de analisar os problemas [da empresa], mas estamos a quilómetros de distância no que diz respeito às respostas a dar-lhes", referiu.
A fabricante de carros de luxo Porsche terá, segundo Daniela Cavallo, posto um fim ao planeamento de novos modelos da marca com a fábrica de Osnabrück, o que ameaça as contas da Volkswagen. Nos últimos anos, as marcas "premium", onde se incluíam a Porsche e Audi, eram a maior fonte de lucro da Volkswagen.