Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro desce com queda da confiança empresarial alemã

O euro recuava 0,61% face ao dólar, depois da confiança dos empresários alemães ter descido para o nível mais baixo desde 1993 em Outubro, enquanto a confiança dos consumidores norte-americanos deu sinais de recuperação em Novembro.

21 de Novembro de 2001 às 16:52
  • ...
O euro recuava 0,61% face ao dólar, depois da confiança dos empresários alemães ter descido para o nível mais baixo desde 1993 em Outubro, enquanto a confiança dos consumidores norte-americanos deu sinais de recuperação em Novembro.

A moeda única [EUR] negociava nos 0,8782 dólares, perto do nível mais baixo dos últimos três meses, e registava uma descida de 0,12% relativamente à divisa nipónica, ao valer 108,15 ienes.

A confiança dos empresários da Alemanha caiu em Outubro para o valor mais baixo dos últimos oito anos, consolidando os receios de recessão na maior economia da Zona Euro, de acordo com o instituto de conjuntura IFO.

A Comissão Europeia prevê que o PIB da Zona Euro vai crescer 1,3% em 2002, abaixo dos 1,6% estimados para este ano, afectado pelo abrandamento da Alemanha, que deverá crescer apenas 0,7% no próximo ano.

O órgão executivo da Comissão Europeia acredita que o PIB da Zona Euro vai apresentar uma contracção trimestral apenas nos últimos três meses deste ano, evitando os dois trimestres sucessivos de contracção que levariam a uma recessão técnica.

Segundo a mesma fonte, a economia dos Estados Unidos (EUA) deverá crescer 0,9% este ano, face aos 4,2% registados no ano passado, apresentando um novo abrandamento em 2002, para os 0,5%, sendo quase certa uma recessão na maior economia mundial.

No entanto, para 2003, a Comissão Europeia prevê a recuperação da economia norte-americana, com esta a apresentar um crescimento de 3,4%, suplantando a progressão de 2,9% estimada para a Zona Euro.

Nos EUA, a confiança dos consumidores subiu em Novembro, recuperando parcialmente das quedas ocorridas nos meses anteriores, segundo o índice de confiança da Universidade de Michigan.

O aumento da confiança dos norte-americanos veio reforçar as expectativas de a provável recessão da maior economia mundial poderá ter uma duração inferior à inicialmente prevista, após os atentados de 11 de Setembro.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio