Notícia
Euro caminha para maior subida semanal desde Março
O euro caminhava para a maior subida semanal contra o dólar desde Março, à medida que taxas de juro mais elevadas na Zona Euro levaram os investidores internacionais a vender alguns dos seus activos denominados em dólares.
A divisa europeia acumula a sua sétima subida em oito semanas, com uma valorização de 2,25% registada nos últimas cinco sessões. Desde o início do ano, o euro ganha 9,47% e vale mais 21% do que há um ano atrás.
A principal taxa de juro da Zona Euro é de 2,5%, o dobro da praticada nos EUA. Ambas as taxas directoras foram mantidas esta semana pela Reserva Federal e Banco Central Europeu (BCE).
O euro [EUR] seguia pouco alterado, nos 1,1486 dólares, valendo menos 0,02%.
Os analistas citados pelas agências internacionais afirmam que, com taxas de retorno mais elevadas, os investimentos em euros são mais rentáveis do que os realizados na moeda americana.
A procura de euros aumentou quando o presidente do BCE, Wim Duisenberg, espoletou alguma especulação de que um corte no preço do dinheiro não ocorrerá para já. O contrato Euribor para entrega em Junho situava-se nos 2,36%, indicando que o investidores não estão ainda convencidos que haverá um corte até essa altura.