Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai com sinais de recuperação da economia nos EUA

O euro recuava 0,66% face ao dólar, depois da divulgação de indicadores que apontaram para a melhoria do consumo privado e da produção manufactureira nos Estados Unidos (EUA), gerando expectativas de recuperação económica.

03 de Dezembro de 2001 às 16:59
  • ...
O euro recuava 0,66% face ao dólar, depois da divulgação de indicadores que apontaram para a melhoria do consumo privado e da produção manufactureira nos Estados Unidos (EUA), gerando expectativas de recuperação económica.

A divisa europeia [EUR] transaccionava nos 0,8905 dólares e registava uma queda de 0,49% relativamente à moeda nipónica, ao cotar nos 110,14 ienes.

O índice da National Associaton of Purchasing Management (NAPM), que mede a evolução da produção manufactureira dos Estados Unidos, subiu em Novembro para os 44,5 pontos, acima do esperado pelos analistas, depois de ter fixado nos 39,8 pontos no mês anterior.

Uma leitura do NAPM abaixo dos 50 pontos significa que o sector está em contracção, o que sucede desde Agosto de 2000, mas a progressão apresentada em Novembro sugere que a produção manufactureira norte-americana poderá encetar uma recuperação.

Segundo o Governo norte-americano, os gastos dos consumidores privados nos EUA aumentaram 2,9% em Outubro, depois da quebra de 1,7% verificada em Setembro, com este crescimento a superar as previsões dos analistas, à semelhança do que sucedeu com o NAPM.

O consumo privado representa cerca de dois terços do produto interno bruto (PIB) norte-americano, pelo que os sinais de recuperação deste indicador geraram expectativas de que uma mais que provável recessão nos EUA poderá ter uma duração inferior ao previsto.

No terceiro trimestre deste ano, o PIB dos EUA recuou 1,1%, apresentando a maior queda desde 1991, quando a maior economia mundial se encontrava mergulhada numa recessão.

Desde o início deste ano, a Reserva Federal (FED) norte-americana já baixou a sua taxa directora num total de 450 pontos base para os 2%, na tentativa de suster a confiança dos consumidores e impulsionar o consumo.

Na Zona Euro, o Banco Central Europeu (BCE) vai reunir esta quinta-feira para decidir sobre a política monetária, com os analistas a preverem que aquela instituição irá manter a sua principal taxa de juro inalterada nos 3,25%, apesar dos recentes sinais de abrandamento económico.

O índice que mede a produção manufactureira da Zona Euro, calculado pela Reuters, subiu em Novembro para os 43,6 pontos, contra os 42,9 verificados em Outubro, com este valor a significar que o sector continua em contracção, à semelhança do que sucede nos EUA.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio