Notícia
Euro avança com receios de abrandamento nos Estados Unidos
O euro valorizava 0,3% face ao dólar, suportado pelas expectativas de abrandamento no crescimento do PIB norte-americano no segundo trimestre, depois deste indicador ter superado as previsões dos analistas nos primeiros três meses de 2002.
A moeda única [EUR] cotava nos 0,9007 dólares e registava uma descida de 0,25% relativamente à divisa nipónica, ao valer 115,28 ienes.
O PIB norte-americano progrediu a um ritmo anual de 5,8% no primeiro trimestre deste ano, um valor que compara com a subida de 1,7% verificada nos três meses anteriores, segundo os dados divulgados hoje pelo Governo dos Estados Unidos (EUA).
Este incremento superou as previsões dos analistas, que apontavam para uma progressão da maior economia mundial na ordem dos 5%.
No entanto, para o segundo trimestre deste ano, as estimativas apontam em média para um abrandamento deste indicador, que deverá apresentar um crescimento em torno dos 3%.
O consumo privado, que é considerado pelos analistas como o principal «motor» da economia norte-americana, registou uma subida de 3,5%, o que representou um abrandamento face ao aumento de 6,1% apresentado no quarto trimestre de 2001.
Os economistas acreditam que a evolução do consumo privado está dependente de uma melhoria no mercado de emprego, que não tem acompanhado a retoma verificada em vários sectores da economia nos EUA.