Notícia
Empresas mineiras impulsionam bolsas asiáticas
As bolsa asiáticas fecharam hoje em máximos de dois meses, impulsionadas pelas acções das empresas ligadas ao sector mineiro, que acompanharam a subida de preços do cobre, níquel e do zinco.
As bolsas asiáticas fecharam hoje em máximos de dois meses, impulsionadas pelas acções das empresas ligadas ao sector mineiro, que acompanharam a subida de preços do cobre, níquel e do zinco.
O índice Morgan Stanley Capital International para a região da Ásia e Pacífico valorizou 0,5% para os 158,44 pontos, o nível de fecho mais elevado desde 26 de Julho.
No Japão, o Nikkei 225, que ontem esteve encerrado devido ao feriado, avançou hoje 0,55% para os 16.401,73 pontos.
As empresas ligadas ao sector mineiro lideraram os ganhos, a acompanhar a subida de preços das matérias-primas.
A BHP Billiton, a maior empresa mineira do mundo, cresceu 3,5%, enquanto a Sumitomo Metal Mining avançou 1,3% para os 2.805 ienes.
Durante a sessão, o excesso de procura face à oferta levou o cobre a avançar 2%, o níquel a crescer 2,5% e o zinco a valorizar 1,6%.
No sector automóvel, a Toyota, o maior fabricante nipónico, subiu 1,1% para os 6.630 ienes, perante especulações que sugerem que a greve de trabalhadores na General Motors poderá levar a empresa a ganhar quota de mercado.