Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida subordinada do BES já desconta perda de 40%

Não são só as acções do BES que estão sob pressão. A dívida subordinada, aquela com menos garantias, está a ser negociada a menos de 60% do valor nominal. Os analistas temem que sejam impostas perdas a estes títulos.

Bloomberg
31 de Julho de 2014 às 11:31
  • 6
  • ...

Os títulos de dívida subordinada do BES estão em forte queda esta quinta-feira, com bancos de investimento como o SocGen e o Merrion Stockbrokers a recearem que a imposição de perdas nestes títulos – que têm menos garantias do que a dívida sénior – seja um dos métodos utilizados para ajudar na recapitalização do banco.

 

As obrigações subordinadas com maturidade em 2023 estão a ser negociadas a 58,6% do valor nominal, quando no final de Junho estavam a valer mais de 100% do valor nominal, isto é, aquele que o banco promete reembolsar na maturidade.

 

Os analistas temem que o banco possa necessitar de reforçar o capital em até quatro mil milhões de euros e há dúvidas de que o banco consiga fazê-lo apenas recorrendo ao mercado. "Tendo em conta a dimensão das perdas e a insuficiência de capital, é difícil ver como o banco pode encontrar uma solução exclusivamente privada", diz Ciaran Callaghan, da Merrion Stockbrokers em Dublin.

 

O Société Générale concorda que os detentores de dívida subordinada estão perante um "risco significativo", alertando que apesar das elevadas provisões, a situação em Angola continua a ser um "risco por resolver". Apesar das múltiplas provisões assumidas pelo BES nos resultados do primeiro semestre, o SocGen teme que uma "limpeza total" ainda esteja por fazer.

 

Sob pressão, ainda que bem menos intensa, estão os títulos de dívida sénior do BES. Uma linha com maturidade em 2019, ao abrigo da qual o banco emitiu 750 milhões de euros no ínício deste ano, está a negociar com uma taxa implícita de mais de 6%. Os títulos estão a ser negociados a 92% do valor nominal.

Ver comentários
Saber mais BES dívida subordinada
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio