Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dia D para o orçamento europeu e outras 4 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira termina o prazo para a aprovação do orçamento plurianual da UE, no mesmo dia em que as negociações sobre a relação futura com o Reino Unido entram numa semana decisiva.

07 de Dezembro de 2020 às 07:30
  • ...
Termina o prazo para a aprovação do orçamento da UE

Esta segunda-feira, 7 de dezembro, termina o prazo para a aprovação do orçamento plurianual da UE para 2021-2027 (1,08 biliões de euros) e do Fundo de Recuperação pós-pandemia (750 mil milhões), que se encontra bloqueada pela Polónia e pela Hungria, que discordam da condicionalidade no acesso aos fundos comunitários ao respeito pelo Estado de direito.

Se não houver acordo esta segunda-feira, as autoridades europeias já alertaram que não haverá tempo para uma nova ronda de negociações. Se, pelo contrário, houver um entendimento, ainda terá de ser assinado pelos líderes da UE durante a cimeira em Bruxelas de 10 e 11 de dezembro.

"O prazo de 7 de dezembro é um prazo difícil para o orçamento do próximo ano, conforme definido estritamente em termos legais", disse um responsável da EU numa conferência de imprensa na semana passada.

Funcionários e diplomatas da UE estão a lutar para encontrar formas criativas de acabar com o impasse e estão até a considerar avançar com um acordo politicamente explosivo que exclua Hungria e Polónia.

Descrito pela comissão como "uma ponte", permitiria que o dinheiro do fundo de recuperação começasse a chegar aos 25 Estados-membros e permaneceria em vigor "até que fosse alcançado um acordo entre todos os 27 Estados-membros".

Reino Unido e UE voltam a tentar acordo

São retomadas, em Bruxelas, as negociações entre britânicos e europeus iniciadas no domingo para tentar concluir um acordo comercial pós-Brexit e evitar um cenário de "não acordo" no final do ano, situação que desencadearia pesadas consequências económicas.

As conversações entre o negociador-chefe da União Europeia (UE), Michel Barnier, e o homólogo britânico, David Frost foram interrompidas na sexta-feira, após uma semana de conversações em Londres que se revelaram infrutíferas.

"Vamos trabalhar arduamente para conseguir um acordo", assegurou o negociador-chefe britânico David Frost à chegada a Bruxelas.

Lei do Mercado Interno do Reino Unido volta à Câmara dos Comuns

A Lei do Mercado Interno do Reino Unido vai voltar à Câmara dos Comuns, com o governo decidido a rejeitar todas as emendas da Câmara dos Lordes. As cláusulas polémicas da lei dão ao Reino Unido o poder de anular partes do acordo de saída do Brexit.

Japão revela dados do PIB

O Japão vai revelar os dados finais sobre a evolução do PIB no terceiro trimestre deste ano. Depois de uma contração de 8,2% entre abril e junho, a economia deverá ter crescido 5% no terceiro trimestre deste ano. 

Alemanha divulga números da produção industrial

Na Alemanha serão conhecidos os dados sobre a produção industrial, em outubro, que darão mais pistas sobre a recuperação da maior economia europeia. As estimativas dos economistas apontam para uma subida entre 1,2 e 1,5%, depois do crescimento de 1,6% no mês anterior.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio