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Contas de depósito e crédito lideram reclamações ao Banco de Portugal. Sobem 8%
As contas de depósito bem como as operações de crédito aos consumidores e à habitação lideraram as reclamações apresentadas no ano passado.
O número de reclamações apresentadas ao Banco de Portugal voltou a aumentar, no ano passado. Foram registadas 15.282 reclamações, o que representa um crescimento de 8,1% face ao ano anterior, revela o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, divulgado esta segunda-feira. Os três segmentos mais reclamados voltaram a ser as contas e as operações de crédito.
O Banco de Portugal recebeu, em média, 1.274 reclamações no ano passado, sendo que metade destas foram enviadas directamente ao Banco de Portugal. E em 38% das situações verificou-se a resolução da situação reclamadas por iniciativa da própria instituição ou depois da actuação do Banco de Portugal.
Os segmentos com mais peso nestas queixas foram os habituais: contas de depósito, crédito aos consumidores e crédito hipotecário. Contudo, ainda que no primeiro caso se tenha registado uma quebra, nas operações de crédito verificou-se um aumento, mais expressivo do crédito à habitação.
Foram apresentadas 5.070 reclamações relacionadas com as contas de depósito, menos 0,2% do que um ano antes. No caso do crédito aos consumidores, foram registadas 3.440 reclamações, mais 7,9% do que em 2016 e, no crédito à habitação, verificou-se um crescimento de 26,4% para um total de 1.921 reclamações, isto num ano marcado pelo maior número de operações de financiamento.
No caso das contas, as comissões e encargos foram o aspecto mais reclamado, seguido de penhoras e insolvências. No crédito ao consumo, o reporte de informação à Central da Responsabilidade de Crédito foi o tema alvo de mais queixas, sendo que as claúsulas contratuais conseguiram o primeiro lugar nas reclamações do crédito à habitação.
Mas os crescimentos mais significativos ocorreram nas operações com numerário e máquinas ATM. No primeiro caso, foram apresentadas 445 queixas, mais 58,9% do que um ano antes e, no caso das máquinas Multibanco, registaram-se 247 queixas, mais 54,4% do que um ano antes.
A actuação do Banco de Portugal traduziu-se em 753 determinações específicas e recomendações dirigidas a 59 instituições. Destas, 77% decorreram de acções de inspecção às instituições. Foram instaurados 55 processos de contra-ordenação contra 21 instituições. E a grande maioria destes processos (98,5%) resultaram da análise a 131 reclamações.
O supervisor também avaliou os suportes de publicidade. Uma das áreas que mais recorre à publicidade é a do crédito ao consumo, nomeadamente o cartão de crédito, representando 55% dos suportes analisados. E foi nas campanhas relativas ao crédito automóvel que se verificou o maior nível de irregularidades.