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Os 10 bancos mais reclamados em 2017

O número de reclamações apresentadas ao Banco de Portugal voltou a aumentar, no ano passado. Foram registadas 15.282 reclamações, o que representa um crescimento de 8,1% face ao ano anterior. Saiba quais foram as instituições mais reclamadas.

1º Banco CTT

1º Banco CTT
O Banco CTT foi o mais reclamado em duas das três categorias avaliadas pelo Banco de Portugal. No caso das contas, registou 1,91 reclamações por cada 1.000 contas de depósito à ordem. No crédito ao consumo, recebeu 6,85 reclamações por cada 1.000 contratos.

2º Deutsche Bank

2º Deutsche Bank
O Deutsche Bank também está no topo das queixas em duas das três matérias avaliadas. Foi o terceiro banco mais reclamado nas contas, com 1,26 reclamações por cada 1.000 contas. E no crédito ao consumo obteve 1,52 queixas por cada mil contratos.

3º BBVA

3º BBVA
O BBVA é tradicionalmente um dos bancos mais reclamados em Portugal. Voltou a destacar-se em 2017, obtendo 0,95 reclamações em cada 1.000 contas e 1,44 queixas por cada mil contratos de crédito à habitação.

4º Banco do Brasil

4º Banco do Brasil
O Banco do Brasil foi o segundo banco mais reclamado nas contas de depósito. Recebeu 1,35 queixas por cada 1.000 contas à ordem. Um número que supera a média de 0,27 reclamações por cada 1.000 contas de todos os bancos.

5º Bankinter

5º Bankinter
O Bankinter foi o quinto banco mais reclamado nas contas de depósito, no ano passado, segundo o Banco de Portugal. Obteve 0,48 queixas por cada 1.000 contas.

6º EuroBic

6º EuroBic
O EuroBic foi o banco mais reclamado no âmbito do crédito à habitação, no ano passado. Foram apresentadas 2,27 reclamações por cada 1.000 contratos a esta instituição. Em média, os bancos receberam 0,91 queixas por cada 1.000 financiamentos.

7º FCE Bank

7º FCE Bank
O FCE Bank, financeira da Ford, foi a segunda instituição mais reclamada nos créditos aos consumidores, no ano passado. Obteve 1,56 reclamações por cada 1.000 contratos.

8º Banco Popular

8º Banco Popular
O Banco Popular, adquirido pelo Santander, foi a segunda instituição mais reclamada no crédito ao consumo. Recebeu 1,74 queixas por cada 1.000 contratos de financiamento para a compra de casa.

9º Caixa Leasing e Factoring

9º Caixa Leasing e Factoring
A Caixa Leasing E Factoring destacou-se nas queixas relacionadas com o crédito aos consumidores. Foram apresentadas 1,46 reclamações por cada 1.000 contratos de financiamento.

10º Santander

10º Santander
O Santander Totta foi o terceiro banco mais reclamado no âmbito do crédito à habitação. Por cada 1.000 contratos de financiamento, recebeu 1,57 queixas. A média dos bancos foi de 0,91 reclamações por cada 1.000 contratos.
12 de Maio de 2018 às 15:00
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O Banco CTT passou a ocupar um lugar que tradicionalmente cabia aos bancos estrangeiros a operar em Portugal. A instituição financeira foi a mais reclamada em 2017 pelos consumidores, revela o Relatório de Supervisão Comportamental, divulgado pelo Banco de Portugal.

No caso das contas de depósito, o Banco CTT foi a instituição mais reclamada, registando 1,91 reclamações por cada 1.000 contas de depósito à ordem. Seguiram-se o Banco do Brasil (1,35 reclamações por cada 1.000 contas) e o Deutsche Bank (1,26 reclamações por cada 1.000 conta). A média do sistema foi de 0,27 queixas por cada 1.000 contas.

Quanto ao crédito aos consumidores, o primeiro lugar voltou a ser ocupado pelo Banco CTT. E, neste caso, a diferença face ao segundo lugar foi significativa. A instituição recebeu 6,85 reclamações por cada 1.000 contratos de financiamento. Seguiram-se o FCE Bank (1,56 reclamações por cada mil contratos) e o Deutsche Bank (1,52 reclamações por cada mil contratos). Resultados que ficaram muito acima da média: 0,29 reclamações por cada 1.000 contratos.

Relativamente ao crédito à habitação, o pior resultado foi obtido pelo Banco BIC que obteve 2,27 reclamações por cada 1.000 contratos. Seguiram-se o Banco Popular (1,74 reclamações por cada 1.000 contratos) e o Santander Totta (1,57 reclamações por cada 1.000 contratos). Resultados que ficaram bem acima da média: 0,91 reclamações por cada 1.000 financiamentos.

Neste segmento, o Banco de Portugal alerta que não foram incluídas "as instituições de crédito que, mesmo tendo em média mais do que uma reclamação por trimestre, não tiveram actividade na área do crédito hipotecário ao longo de todo o ano, como é o caso do Banco CTT".

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