Notícia
Bolsas nos EUA mistas com tecnológicas a pressionar
As praças norte-americanas seguiam mistas, com os índices a beneficiarem da queda nos preços do produtor nos EUA mas com as tecnológicas a pressionar. O Dow Jones avançava 0,08% e o Nasdaq recuava 0,13%, num dia marcado pela greve no sistema de trânsito d
As praças norte-americanas seguiam mistas, com os índices a beneficiarem da queda nos preços do produtor nos EUA mas com as tecnológicas a pressionar. O Dow Jones avançava 0,08% e o Nasdaq recuava 0,13%, num dia marcado pela greve no sistema de trânsito de Nova Iorque.
O Departamento do Comércio dos EUA divulgou hoje que o índice de preços no produtor dos Estados Unidos caiu 0,7% em Novembro, a maior descida desde Abril de 2003 graças à contracção do custos da energia. Este valor ficou bastante acima do previsto pelos economistas da Bloomberg que apontavam para uma descida de 0,5% nos preços. Excluindo a alimentação e a energia os preços aumentaram em 0,1%, depois de terem descido 0,3% no mês anterior.
Este dado económico está a impulsionar o Dow Jones que subia para os 2.219,85 pontos. As tecnológicas pressionavam o Nasdaq, que recuava para os 10.845,17 pontos.
A duas principais praças dos EUA chegaram a temer algumas complicações na negociação de hoje. A greve dos trabalhadores do sistema de controlo de tráfego em Nova Iorque, está a afectar o sistema de transportes da cidade, o que poderia causar dificuldades aos funcionários em chegar à New York Stock Exchange (NYSE).
O porta-voz da NYSE garantiu entretanto que nos mercado haverá «negócios como é habitual», afirmando que os trabalhadores podem trabalhar directamente de casa ou da central de informação em Connecticut.
A greve não está, no entanto, a afectar os ganhos da Morgan Stanley. As acções da casa de investimento subiam 2,65% para os 58,17%, depois de ter anunciado que os lucros antes de impostos da empresa cresceram 11% para os 4,75 mil milhões de dólares (3,96 mil milhões de euros) no ano fiscal terminado a 30 de Novembro, e que no quarto trimestre o resultado líquido aumentou em 49% impulsionado pelo crescimento de receitas nas unidades de banca de investimento e de negociação.
As acções da Microsoft recuavam 0,45% para os 26,71 dólares e a Sun desvalorizava 1,62% para os 4,24 dólares. A Apple descia 0,22% para os 71,22 dólares.
A fabricante de material de desporto Nike recuava 0,45% para os 86,87 dólares, no dia em que a empresa vai anunciar os resultados do segundo trimestre, perto do final da sessão