Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas e libra respiram de alívio após duas sessões de fortes quedas

Depois das grandes descidas, as bolsas europeias recuperam mais de 2% esta terça-feira e a libra estancou as quedas. Mas os analistas alertam que a estabilização pode ser momentânea.

Reuters
28 de Junho de 2016 às 09:13
  • 2
  • ...

O índice que mede o batimento cardíaco das bolsas europeias e a libra recuperam esta terça-feira parte das perdas sofridas após se conhecer o resultado do referendo no Reino Unido sobre a permanência na União Europeia. O Stoxx 600 valoriza 2,40%, após ter perdido mais de 10% em duas sessões, com todos os sectores a negociarem no "verde". Mesmo com a recuperação desta sessão, o índice cede 8,64% desde o referendo e as acções mundiais perderam cerca de três mil milhões de dólares de valor de mercado. 


Outro sinal de que os investidores aparentam estar, pelo menos momentaneamente, mais tranquilos é o comportamento da libra. A divisa valoriza 0,44% para 1,3283 dólares. Isto depois de ter perdido mais de 11% face à nota verde em dois dias. Já o euro, que também tem sido arrastado pela percepção de que o projecto europeu sai afectado com o Brexit, valoriza 0,30% para 1,1058 dólares. Por seu lado, o iene, que foi a divisa de refúgio de eleição, desvaloriza 0,40% face ao dólar.

"Os mercados estão a viver uma pausa para respirar após a queda tumultuosa após o referendo no Reino Unido", observam os analistas do Rabobank, numa nota a investidores. Mas mostram-se cépticos em relação à aparente acalmia da sessão. "Vemos esta estabilização como nada mais do que um hiato. De facto, seja qual for o ângulo de se analise, é difícil ver como o Brexit não será negativo para o risco".

Já o Commerzbank revela, numa nota a clientes, que "o mercado espera que da cimeira europeia de hoje saia uma maior clareza sobre os próximos passos". Mas ressalva que "estas esperanças deverão sair frustradas" devido às divergências no seio da Europa sobre se se deve ou não pressionar o Reino Unido a sair rapidamente da União Europeia. 


Também os analistas do RBC Capital Markets alertam que "os riscos do voto do Brexit podem gerar uma crise europeia". E realçam que os dias tumultuosos vividos pelas bolsas europeias, principalmente as do Sul da Europa e o sector da banca, deram nota de que esses riscos foram tomados em conta.

No entanto, os mais castigados pela ressaca do Brexit são os que mais recuperam na sessão. O índice do sector da banca é um dos que mais sobe, valorizando 3,87%. Já as bolsas italiana e espanhola são das que mais recuperam, com subidas de 3,17% e 2,38%, respectivamente. O PSI-20 também acompanha a tendência, mas com ganhos de menor dimensão. Valoriza 1,91%. 

Ver comentários
Saber mais Reino Unido União Europeia Europa economia negócios e finanças bolsa libra cambial Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio