Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Órban cria novo grupo no Parlamento Europeu e usa slogan de Trump

A nova fação chama-se Patriotas pela Europa e junta os três grandes partidos populistas e nacionalistas da Hungria, Áustria e República Checa.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse ontem que acordo está a uma distância de “centímetros”.
Bernadett Szabo/Reuters
30 de Junho de 2024 às 15:15
  • 8
  • ...

Os líderes de três grandes partidos populistas e nacionalistas da Hungria, Áustria e República Checa, liderados pelo primeiro-ministro húngaro ultraconservador Viktor Orbán, anunciaram este domingo, 30 de junho, em Viena, a criação de um novo grupo de direita radical no Parlamento Europeu.

"O objetivo é que este grupo seja, em breve, o mais forte grupo de direita no Parlamento Europeu", disse o líder húngaro, cujo país assume na segunda-feira a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

A nova fação, que precisa ainda do apoio de pelo menos quatro outros partidos, chamar-se-á "Patriotas pela Europa" e os três grupos fundadores são o partido húngaro Fidesz, no poder, o partido liberal austríaco FPÖ, na oposição, e o partido checo da oposição "Aliança dos Cidadãos Descontentes" (ANO).

A Hungria do vai assumir, a partir de segunda-feira, 1 de julho, e até final de dezembro, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), com o mote "Tornar a Europa Grande de Novo".

Numa altura em que a UE atravessa mudanças nas instituições com o novo mandato pós-eleições europeias e em que os Estados-membros se veem confrontados com desafios como a competitividade, a defesa e as migrações, a Hungria sucede à Bélgica na presidência rotativa do Conselho.

"Tornar a Europa Grande de Novo" é o mote desta presidência europeia rotativa, semelhante ao slogan e movimento político norte-americano popularizado por Donald Trump durante a sua bem-sucedida campanha presidencial de 2016.

Esta escolha surge a poucos meses das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro, e quando o primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, tem conhecidas boas relações com Donald Trump, que pode voltar a ser Presidente dos Estados Unidos.

Porém, o governo húngaro já veio rejeitar qualquer semelhança, falando antes na "ideia de que a Europa é capaz de se tornar um ator global", no âmbito desta "presidência ativa" da Hungria.

Ver comentários
Saber mais Hungria Repúbica Checa Áustria Parlamento Europeu Viktor Órban Europa Donald Trump
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio