Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa russa atinge máximo de quatro meses

O índice bolsista russo RTS atingiu hoje o valor mais alto em quatro meses na passada sexta-feira, liderado pelos aumentos dos produtores de petróleo e mineiros.

16 de Fevereiro de 2004 às 13:39
  • ...

O índice bolsista russo RTS atingiu hoje o valor mais alto em quatro meses na passada sexta-feira, liderado pelos aumentos dos produtores de petróleo e mineiros. O índice anulou as perdas de 25% desde Outubro, altura em que ocorreu a detenção de Mikhail Khodorkovsky, o antigo presidente da petrolífera Yukos Oil.

O RTS aumentou 0,7% para os 644,71 pontos em Moscovo, acima dos 643,30 atingidos no passado dia 20 de Outubro, o dia anterior à divulgação da intenção de interrogar Khodorkovsky, o indivíduo mais rico da Rússia, por questões de fraude e evasão fiscal.

Na sessão de hoje, o Russian Trading System aliviava do valor observado na sexta-feira, ao recuar 0,14% para os 643,79 pontos.

O índice caiu após a detenção do ex-presidente da petrolífera e congelamento dos seus activos enquanto investigavam os dados da firma.

As acções inverteram a tendência negativa devido às expectativas que as investigações na Yukos não se expandam para outras empresas e com o aumento dos preços das matérias-primas, como aço e níquel.

A economia Russa, o maior produtor mundial de níquel, segundo maior fornecedor de petróleo e quarto maior produtor de aço, poderá expandir cerca de 6,5% este ano, segundo divulgou o relatório de Janeiro do banco Citigroup, noticiou a Bloomberg.

«Os preços das matérias-primas estão a aguentar-se, permitindo o aumento de rentabilidade das empresas», afirmou Angelika Millendorfer, gestora de fundos de capital da Europa de Leste na Raiffeisen Capital Management, em Viena.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio