Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tesla lança novo "robotáxi" Cybercab. Vai custar 28 mil euros e produção arranca em 2026

O custo de operação será de 18 cêntimos por cada 1,6 quilómetros percorridos. Já o carregamento das baterias será por indução elétrica, sem ser necessário ligar o carro a uma tomada. Para circularem sem condutor, este veículos dependerão de inteligência artificial e câmaras.

A carregar o vídeo ...
  • 4
  • ...

O excêntrico CEO da Tesla, Elon Musk, apresentou esta quinta-feira o novo "robotáxi" da Tesla chamado Cybercab, tendo chegado ao palco do evento "We, Robot", em Los Angeles (EUA), a bordo de um protótipo deste modelo de carro autónomo - sem volante ou pedais e com duas portas laterais, ao estilo "asas de gaivota" - que deverá começar a ser produzido em larga escala a partir de 2026, avança a Reuters.

Quanto ao preço, deverá rondar os 28 mil euros (30 mil dólares), com um custo de operação de 18 cêntimos por cada 1,6 quilómetros percorridos. Já o carregamento das baterias será por indução elétrica, sem ser necessário ligar o carro a uma tomada. Para circularem sem condutor, este veículos dependerão de inteligência artificial e câmaras.

Além disso, apresentou também uma nova "robovan", que pode transportar até 20 pessoas. Com esta apresentação, a Tesla aposta assim numa mudança de foco para carros de baixo custo para o mercado dos veículos robóticos. 

No entanto, Musk não revelou um cronograma específico para poder escalar a produção de robotaxi, superar todos os obstáculos regulatórios ou ultrapassar projetos rivais, como por exemplo o Waymo da Alphabet, dona do Google. 

Perante os avisos de que colocar "robotáxis" na estrada poderá levar ainda muitos anos, principalmente devido a questões de segurança rodoviária, Musk garantiu perante uma multidão no estúdio da Warner Bros, que os carros autónomos podem ser 10 vezes mais seguros. "O futuro autónomo está aqui. Com autonomia, recuperamos tempo", disse o criador da Tesla. 

O CEO já tinha dado conta da sua intenção de criar uma frota de táxis Tesla 100% autónomos, que os passageiros podem  usar através de uma aplicação móvel, ao estilo da Uber. Além disso, a sua visão inclui também a possibilidade de os proprietários de veículos Tesla poderem inscrever-se nesta aplicação para rentabilizar o uso dos seus carros como "robotáxis". 

No mesmo evento, Musk disse ainda que a Tesla "devia ser considerada como uma empresa de robótica e inteligência artificial, em vez de uma fabricante de automóveis. 

Na sua apresentação, Musk falou ainda do "progresso" em relação ao robô humanóide "Optimus", que pode vir a custar  entre 20 e 30 mil euros. 

Ver comentários
Saber mais Empresas Seguros Automóvel Inteligência artificial Tesla Elon Musk Los Angeles Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio