Notícia
Tesla vai deixar de ter mais de metade do mercado de elétricos nos EUA?
A fabricante liderada por Elon Musk lidera o mercado norte-americano de veículos elétricos desde 2015 e desde 2018 que as suas vendas são superiores a de todos os seus rivais juntos.
A Tesla poderá perder um dos seus "marcos históricos" que dura há já seis anos: vender mais veículos elétricos nos EUA do que todos os seus rivais.
A fabricante liderada por Elon Musk soma 618 mil viaturas elétricas vendidas no mercado norte-americano nos 12 meses que terminaram em maio, superando os restantes construtores automóveis por 21 mil unidades, segundo dados da Marklines, empresa de dados sobre vendas da indústria automóvel citados pela Bloomberg.
Com as vendas do segundo trimestre a serem conhecidas na próxima semana, fabricantes como a General Motors (GM), Hyundai e Kia poderão ajudar a "cortar" a quota de mercado da Tesla para menos de 50%, o que não sucede desde 2018, ano em que o Model 3 começou a ser produzido em larga escala. Isto porque, refere a Bloomberg, estes três fabricantes lançaram recentemente novos modelos que se estão a revelar populares.
A Tesla é líder nas vendas de automóveis elétricos nos Estados Unidos desde que o Model S ultrapassou o Nissan Leaf, em 2015. E desde 2018 que vende mais do que todos os seus rivais juntos.
A empresa de Musk viu as vendas cairem 13% em termos homólogos nos primeiros três meses deste ano, enquanto marcas como a Hyundai aumentou as entregas de elétricos nos EUA em 56% e a Ford viu as vendas destes veículos dispararem 86%.
Alguns analistas apontam as posições políticas mais polémicas de Musk como um dos fatores que penaliza as vendas da Tesla mas o principal motivo para o pior desempenho da fabricante é a dependência excessiva de apenas dois modelos: o Model 3 e o Model Y, que representam 95% das vendas.
"A Tesla tem muito mais concorrência agora", sublinha Stephanie Valdez-Streaty, diretora de análise da indústria na Cox Automotive, que aponta ainda como fator a falta de oferta da Tesla em segmentos onde os rivais têm lançado novos modelos.
Ainda assim, a Tesla vende cinco vezes mais carros elétricos nos EUA do que o rival mais próximo, a Hyundai. E em termos dos mercados de capitais, a Tesla vale em bolsa cerca de 575 mil milhões de dólares - menos de metade do seu "pico", em 2021, quando chegou a ter uma capitalização bolsista de 1,2 biliões - deixando a grande distância a segunda maior fabricante automóvel mundial em termos de "market cap", a Toyota.
A Bloomberg destaca que as poucas empresas que conseguiram ter uma fatia de mais de metade do mercado nos EUA são gigantes sem rivais nas respetivas áreas: a Apple nos smartphones, a Google nos motores de busca e a Nvidia nos microprocessadores para inteligência artificial (IA).
A fabricante liderada por Elon Musk soma 618 mil viaturas elétricas vendidas no mercado norte-americano nos 12 meses que terminaram em maio, superando os restantes construtores automóveis por 21 mil unidades, segundo dados da Marklines, empresa de dados sobre vendas da indústria automóvel citados pela Bloomberg.
A Tesla é líder nas vendas de automóveis elétricos nos Estados Unidos desde que o Model S ultrapassou o Nissan Leaf, em 2015. E desde 2018 que vende mais do que todos os seus rivais juntos.
A empresa de Musk viu as vendas cairem 13% em termos homólogos nos primeiros três meses deste ano, enquanto marcas como a Hyundai aumentou as entregas de elétricos nos EUA em 56% e a Ford viu as vendas destes veículos dispararem 86%.
Alguns analistas apontam as posições políticas mais polémicas de Musk como um dos fatores que penaliza as vendas da Tesla mas o principal motivo para o pior desempenho da fabricante é a dependência excessiva de apenas dois modelos: o Model 3 e o Model Y, que representam 95% das vendas.
"A Tesla tem muito mais concorrência agora", sublinha Stephanie Valdez-Streaty, diretora de análise da indústria na Cox Automotive, que aponta ainda como fator a falta de oferta da Tesla em segmentos onde os rivais têm lançado novos modelos.
Ainda assim, a Tesla vende cinco vezes mais carros elétricos nos EUA do que o rival mais próximo, a Hyundai. E em termos dos mercados de capitais, a Tesla vale em bolsa cerca de 575 mil milhões de dólares - menos de metade do seu "pico", em 2021, quando chegou a ter uma capitalização bolsista de 1,2 biliões - deixando a grande distância a segunda maior fabricante automóvel mundial em termos de "market cap", a Toyota.
A Bloomberg destaca que as poucas empresas que conseguiram ter uma fatia de mais de metade do mercado nos EUA são gigantes sem rivais nas respetivas áreas: a Apple nos smartphones, a Google nos motores de busca e a Nvidia nos microprocessadores para inteligência artificial (IA).