Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa regista maior ganho em 10 meses (act)

A bolsa nacional fechou com o PSI-20 a subir 1,17%, a maior valorização diária desde Junho do ano passado, sustentada pelas valorizações da Portugal Telecom, EDP e Sonae SGPS. A liquidez foi a mais elevada deste Dezembro e segundo analistas consultados pe

  • ...

Depois de várias sessões a negociar abaixo dos 9 euros e perto do valor mais baixo do ano, a Portugal Telecom (PT) [ptc] subiu 2,33% para os 9,23 euros. «Está a ajustar das perdas», afirmou Pedro Correia da Silva, operador da Título, acrescentando que a operadora «foi muito penalizada a curto prazo». As notícias divulgadas durante o fim-de-semana, relacionadas com o «road show» efectuado pela PT, e o «interesse de estrangeiros» (a Telefónica vai ser autorizada a ultrapassar os 10% da PT) «acordou o título», disse Francisco Guarmon, operador da Probolsa.

Segundo Filipe Garcia, «o facto de [a PT] ultrapassar os 9,15 euros foi bastante relevante. Não digo que não possa vir a recuar, mas tecnicamente foi relevante», acrescentando que «dentro de curto prazo» a PT deve ascender aos 9,35/9,4 euros.

«A Portugal Telecom já ontem procurou recuperar e hoje conseguiu esse impulso para subir. Não é certo o que levou a esta valorização. Por um lado houve a notícia da Telefónica poder ultrapassar os 10% na PT, mas isso já se sabia ontem. Temos também as declarações do presidente do BES, que diz que é perigoso transaccionar a PT a estes valores porque assim a empresa fica vulnerável», explicou um operador que não quis ser identificado, acrescentando que «há ainda o ‘roadshow’ que será feito em breve e que poderá atrair mais investidores para o papel e finalmente a Assembleia Geral no final do mês. A conjugação destes factores terá levado a esta subida».

O Banco BPI [bpin] também superou «um valor técnico muito importante», disse Francisco Guarmon, depois do banco ter subido além dos 3,20 euros. O BPI ganhou 1,87% para os 3,26 euros, tendo registado um ganho máximo de 2,5% para os 3,28 euros, o valor mais elevado desde Abril de 2004.

Esta evolução do BPI «era esperada», afirmou Filipe Garcia, analista do IMF, acrescentando que o título está com «bom aspecto para conquistar novos máximos, apesar de lhe faltar um bocadinho de volume», pode «não ser imediatamente, mas nos próximos dias/semanas deve chegar» aos 3,32 euros. Na restante banca o BES fechou sema variação e o Banco Comercial Português avançou 0,48% para os 2,11 euros.

A Cofina [cofi] valorizou 2,42% para os 3,39 euros, depois de ter acumulado um máximo de 3,63%, negociando nos 3,43 euros. O BPI emitiu uma recomendação de «compra» para as acções da Cofina, com um preço-alvo de 4,45 euros, que representa um potencial de valorização de 36% face à actual cotação e a empresa beneficia também com o facto de estar a efectuar um «road show» junto de investidores estrangeiros.

No restante sector media a Impresa subiu 0,37% e a Media Capital avançou 1,69%.

A maior subida entre os títulos do PSI-20 acabou por pertencer à ParaRede, que avançou 5,56% para os 0,38 euros. Já única queda foi protagonizada pela Brisa, que recuou 0,46% para os 6,53 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio