Notícia
Bolsa nacional acompanha fortes subidas das praças europeias
A bolsa portuguesa encerrou em alta impulsionada pelos títulos da Brisa e da Portugal Telecom (PT). O PSI-20 subiu 0,10% e acompanhou as fortes subidas das restantes praças europeias, num dia em que a Portucel e a Altri se destacaram no lado dos ganhos
A bolsa portuguesa encerrou em alta impulsionada pelos títulos da Brisa e da Portugal Telecom (PT). O PSI-20 subiu 0,10% e acompanhou as fortes subidas das restantes praças europeias, num dia em que a Portucel e a Altri se destacaram no lado dos ganhos
O principal índice da bolsa nacional [psi20] negociou nos 13.670,76 pontos, com doze títulos a subir, seis a descer e dois inalterados. O PSI-20 voltou a renovar, ao longo da sessão, o máximo dos últimos sete anos.
As bolsas europeias negociaram em alta, pela primeira vez em três sessões, depois da SAP, da Roche e da Novartis terem apresentado resultados trimestrais superiores ao esperado.
Na bolsa nacional, a Brisa [brisa] ganhou 0,99% para os 10,25 euros. A concessionário anunciou ontem que entregou ao Governo mexicano propostas de manutenção e operação de quatro auto-estradas no país.
Já a Portugal Telecom [ptc] subiu 0,48% para os 10,39 euros. Os fundos de pensões Previ (do Banco do Brasil), Petros (da Petrobras) e Funcef (da Caixa Económica Federal) assinaram ontem o acordo de compra dos 38% que a Telecom Italia detém na Solpart, empresa que detém a maioria da Brasil Telecom. A fusão da Brasil Telecom com a Oi, ex-Telemar, e a entrada da Portugal Telecom no capital desta futura operadora, é uma das possibilidades que está em estudo pelo Governo de Lula da Silva.
No sector da banca, o Banco Comercial Português [bcp] fechou o dia a perder 1% para os 3,95 euros, com mais de 44 milhões de acções negociadas. A Lisbon Brokers reviu hoje em baixa a recomendação do banco de “comprar” para “manter”.
O Banco Espírito Santo [besnn] ganhou 0,34% para os 17,79 euros e o BPI [bpin] subiu 0,45% para os 6,74 euros.
A liderar os ganhos estiveram também a Altri [altr] e a Portucel [ptcl]. As duas empresas continuam a beneficiar do bom momento do sector e da subida do preço da pasta. A Altri ganhou 3,56% para os 7,27 euros e a Portucel subiu 1,28% para os 3,16 euros.
A impedir maiores ganhos esteve a Sonae SGPS [son], que perdeu 0,94% para os 2,10 euros e a Cimpor, com uma desvalorização de 0,27% para os 7,43 euros.
A Ren [ren] ganhou 3,12% para os 3,97 euros, devido à possibilidade do Estado não avançar este ano com nova fase de privatização da empresa.
A Energias de Portugal [edp] fechou inalterada nos 4,19 euros e a Galp Energia [galp pl] subiu 0,45% para os 11,06 euros. Uma destas duas companhias será alvo de uma nova fase de privatização este ano, para o Governo cumprir o encaixe programado com as privatizações.